fbpx

ASEMG CELEBRA JUNTO AO GOVERNO DE MINAS 130 ANOS DA SEAPA

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), comemorou no dia 19 de outubro (terça-feira), no auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, seus 130 anos de existência. O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, de secretários de Estado, autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, e lideranças do agronegócio mineiro, dentre elas a ASEMG.
Ana Maria Soares Valentini, secretária de Agricultura,  destacou a importância dos projetos realizados pela SEAPA; “Nós podemos constatar a importância que os projetos e programas da SEAPA tiveram para mudar a realidade de muitas famílias de nosso Estado. Atualmente, nossa secretaria conta como instrumento de gestão e orientação, tem ações desde as mais primárias, como cadastro de produtores sem acesso a internet, até ações mais robustas, de seminários e workshop. Tudo é feito buscando o melhor para nossos produtores”, afirmou Ana Maria Soares Valentini .
O governador  Romeu Zema destacou a importância do agronegócio para o Estado, “Em meus 30 anos rodando Minas Gerais, foram mais de dois milhões de quilômetros percorridos, pude ver em algumas regiões mais propícias ao agro como as coisas aconteceram, graças ao trabalho da secretaria e de todas as instituições e pessoas envolvidas. Vi cidades pequenas multiplicarem de tamanho em pouco tempo, gerando empregos, desenvolvimento e um melhor bem-estar para a população. E fico surpreso com o potencial que ainda temos. É muito gratificante presenciar este momento tão importante, que é a celebração desses 130 anos da SEAPA”.
“Minas é um estado com um potencial gigantesco no que tange ao agronegócio. Em 2020, sozinho, o setor atingiu um PIB de R$150,8 bilhões, frente a esse outros fatores é assertivo afirmar que, somos um setor que precisa e deve ser valorizado e a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais vem fazendo um trabalho incrível  nesses 130 anos. Parabéns a todo o time SEAPA! A suinocultura mineira agradece o apoio e a parceria de sempre” felicitou João Carlos Bretas Leite,  presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais.
No evento foi lançada a Plataforma de Educação a Distância (EaD) Semear, desenvolvida pela Secretaria em parceria com as instituições vinculadas (Emater-MG, Epamig e IMA). O objetivo é a capacitação de toda a cadeia produtiva do setor agropecuário do estado, produtores rurais, empresários e agentes públicos municipais e estaduais. A Plataforma vai disponibilizar cursos com aulas assíncronas, síncronas (em tempo real) e em formato híbrido, mesclando encontros on-line e presenciais.

As inscrições para os cursos (técnicos, de inovação tecnológica e sobre políticas públicas) serão abertas em 03/11. A Plataforma Semear pode ser acessada pelo link: ead.agricultura.mg.gov.br.

 


Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais comemorou seu aniversário de 130 anos em evento híbrido.

Por: Ana Clara Parreiras