fbpx

ASEMG E ASSUVAP INOVAM NA TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO

Entidades  se unem e criam projeto com transmissão online e via televisão
Vivemos novos tempos e reinventar-se tornou-se mais do que necessário e os produtores de suínos de Minas capitaneados pela Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) e Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (ASSUVAP) perceberam a necessidade de levar informação a toda a cadeia, mesmo em tempos de isolamento.
“Desde o início da pandemia passamos a nos reunirmos de forma on-line e, também, criamos lives para informarmos a todos sobre o andamento do nosso setor. Passados alguns meses, percebemos que seria necessário profissionalizar essas lives já que os suinocultores, muitas vezes, têm dificuldades de acessos a algumas plataformas ou mesmo não possuem internet de qualidade nas granjas” contou o presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite.
Frente a este cenário, a ASSUVAP em parceria com a ASEMG criou o Projeto AgroLive, que passará a transmitir informações através da TV Educar/Canal 11 (emissora afiliada da Rede Catedral de Comunicação Católica).  O lançamento do projeto será no dia 19 de junho (sexta-feira) às 14h, através da TV Educar. “Ficamos felizes em poder contribuir, a partir do nosso segmento, na divulgação de informações fundamentais para a classe suinícola, já que este será o foco das lives. Pela sintonia da TV Educar, tanto na televisão para a nossa região quanto nas redes sociais, onde temos um alto número de espectadores, iremos ampliar o alcance dessas informações que serão passadas neste novo projeto”, relatou o gestor executivo da TV Educar, Gustavo Faria.
“Percebemos que a transmissão, feita com áudio e vídeo de qualidade, é importante para que o produtor consiga receber a informação e a partir daí criamos o programa” explicou Paula Gomides, gestora executiva da ASSUVAP. “Mensalmente, transmitiremos um programa de aproximadamente uma hora, ciceroneado por um experiente consultor na área de mercado de suínos, que passará aos suinocultores informações relevantes em relação ao setor no qual estão inserido” explicou o presidente da ASSUVAP, Fernando Araújo.
A novidade, apresentada pelas associações, já recebeu o apoio da cadeia. A edição inaugural do programa, no dia 19 de junho, contará com o patrocínio da MSD, empresa global na produção de medicamentos. “A missão da MSD Saúde Animal é melhorar a vida das pessoas e a saúde e bem-estar dos animais. Acreditamos que o conhecimento e a geração de informação de qualidade são fundamentais para a contínua melhoria e evolução da cadeia suína. Nesse sentido, fortalecemos nossa parceria com a ASSUVAP, apoiando o projeto Agrolive, que tem como objetivo levar informações relevantes sobre o mercado de suínos”, destacou a diretoria da MSD.
Tema da estreia
O tema da primeira live, Relação da trajetória da suinocultura com a economia brasileira, foi escolhido pelo médico veterinário e consultor da Asemg, Alvimar Jalles, que irá conduzir todo o processo à frente das câmeras. Há décadas no setor, Alvimar é referência quando o assunto é economia, desafios e oportunidades da cadeia. “O grande desafio de todos nós é melhorar nossas escolhas imediatas, de médio e de longo prazo. Só com entendimento claro do contexto conseguiremos passar de sujeitos passivos no negócio que estamos envolvidos para agentes ativos de nossos destinos”, destacou o consultor que tem, como foco, o momento atual. “Em um momento especial como o que estamos vivendo, saber interpretar as reais relações da suinocultura com a economia em um sentido mais amplo é importante para planejar e implementar as estratégias necessárias ao negócio”, finalizou Alvimar.