fbpx

ASEMG ENCERRA O ANO COM O LANÇAMENTO DO MERCOMINAS

Na última quarta-feira (17/12) suinocultores de diversas regiões de Minas Gerais estiveram reunidos na sede da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) para o lançamento do Mercominas, projeto realizado através da parceria da entidade mineira com o Sebrae Minas e Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).
O Mercominas nasceu da  necessidade de trabalhar com informações mais precisas sobre a oferta, demanda  e comercialização de carne suína. O projeto  será responsável por coletar, analisar e publicar informações sobre a produção, comercialização e rumos do mercado nacional e internacional, fatores considerados fundamentais para estabelecer a cotação do suíno vivo. “O projeto dará novo rumo à suinocultura mineira, pois a disponibilização de informações precisas sobre oferta e tendência de mercado orientarão os suinocultores na tomada de decisões sobre o volume de suínos disponíveis no mercado e ao melhor momento para comercializar os animais” contou o presidente da ASEMG, médico e suinocultor, Dr. Antônio Ferraz de Oliveira.
“Há alguns meses vem sendo realizada uma pesquisa através da coleta de dados do sistema de gestão de algumas granjas, onde por amostragem podemos avaliar dados sobre o volume da oferta de animais vivos no mercado, não só no momento presente, como a curto e médio prazos. por amostragem podemos avaliar dados sobre o volume da oferta de animais vivos no mercado, não só no momento presente, como a curto e médio prazos. Esses dados são disponibilizados  aos produtores nas quintas-feiras durante a reunião da Bolsa de Suínos em Belo Horizonte para que estes consigam entender melhor o mercado no qual estão inseridos, influenciando assim a decisão do produtor ao trabalhar o preço de comercialização do quilo do suíno vivo” explicou o consultor e médico veterinário formado pela Universidade Federal de Viçosa,  Alvimar Lana da Silva Jalles.
“Denominado “MARGEM MERCOMINAS”, ou seja, a análise da diferença do preço do quilo entre os atores da cadeia. Através deste fator chave de sucesso, foram construídos cinco indicadores ASEMG/MERCOMINAS. A ASEMG, através do seu departamento de Inteligência de Mercado, analisará semanalmente os indicadores para avaliar a “margem-mercominas” entre o produtor e o frigorífico, entre o frigorífico e o varejista e entre o varejista e o consumidor final. Em seguida será possível avaliar as tendências e simular os cenários futuros do preço do quilo do animal vivo e medir o impacto do preço ao longo da cadeia”, disse Gustavo Vanucci.
Após o lançamento do Mercominas os produtores fizeram parte de uma homenagem ao presidente do conselho deliberativo do Sebrae Nacional e presidente da FAEMG, Dr. Roberto Simões, feita pela ABCS e uma homenagem ao diretor geral do IMA, Dr. Altino Rodrigues Neto e ao deputado estadual e presidente da comissão parlamentar de suinocultura mineira, Glaycon Franco.
Também na data houve o lançamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS), que de forma pioneira recebeu o apoio das entidades mineiras: Astap, Coosuiponte, Assuvap e Suinco.  Com a força inicial de 110 mil matrizes, o FNDS concretiza uma antiga aspiração da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e uma antiga necessidade de um setor que visa avançar. “Um setor que busca ser forte precisa, necessariamente, ter uma associação de classe estruturada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades em áreas como a representação política, o marketing do produto e a formação dos integrantes da cadeia” disse o o presidente da ABCS, Marcelo Lopes.
Após o lançamento o projeto os presentes confraternizara e brindaram as vitórias de 2014 em um coquetel assinado pelo especialista em carne suína, Daniel Furtado.
“Nós da ASEMG, agradecemos a todos os produtores, parceiros e demais membros da cadeia suinícola pela confiança depositada em 2014 e desejamos a todos boas festas e um ano novo repleto de boas energias, felicidades, ótimos acontecimentos e aproveitamos este espaço para agradecermos também os patrocinadores do lançamento do Mercominas: Agroceres PIC, Barreirinho, Nutron e Vaccinar, que acreditaram neste sonho e fizeram parte dele” disse o diretor de eventos Dásio Pinheiro.
Fonte: Assessoria de Comunicação ASEMG