fbpx

ASEMG, FAEMG E SENAR/MG, DISCUTEM SOLUÇÕES PARA O FUNDESA

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) esteve reunida com representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), para juntos discutirem soluções para o recolhimento relativo ao Fundo de Defesa Sanitária do Estado de Minas Gerais (FUNDESA/MG), referente ao setor de suínos . “O Fundo de Defesa é um mecanismo de extrema importância para que tenhamos maior segurança em relação à sanidade suína em Minas, daí a nossa preocupação e empenho para que ele realmente funcione de forma efetiva” disse o presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite .

O superintendente técnico da FAEMG, Altino Rodrigues Neto, citou a  relevância do envolvimento da ASEMG no processo e deu início às tratativas da pauta explicando a sugestão do presidente João Leite, levada ao Fundesa ainda em 2020, de criar um mecanismo de sensibilização das indústrias através de visitas, de um consultor, que possa sensibilizar a indústria a respeito da importância da adesão ao Fundesa bem como a orientá-las nos campos jurídicos e/ou contábeis para a preparação documental dos frigoríficos no processo de adesão ao fundo.

O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, informou que o Serviço Nacional de Aprendizagem possui consultores que vão a campo sensibilizar as empresas a respeito dos serviços do Senar Minas e explicou que seria possível a capacitação desses funcionários a respeito do Fundesa para que os mesmos trabalhassem também a sensibilização dos frigoríficos para a adesão ao FUNDESA.

O superintendente técnico da FAEMG então sugeriu uma ação conjunta entre as três entidades que contemplará um evento, on-line, informativo seguido das visitas de sensibilização dos consultores SENAR. “ Este será um momento importante para demonstrarmos aos frigoríficos a importância do FUNDESA e seus desdobramentos no Estado. Tenho certeza que unidos teremos grandes resultados”afirmou Altino Rodrigues Neto.

O presidente da ASEMG, João Leite, esclareceu que a ASEMG não medirá esforços para que a ação seja vitoriosa. “O Fundesa é importante para toda a cadeia produtiva de suínos e fico muito feliz com essa ação que virá de três entidades que não medem esforços para que o produtor rural alcance seus objetivos. Agradeço a FAEMG  e ao SENAR por trabalharem tão fortemente nesta causa disse” disse.

Sobre o FUNDESA

Trata-se de um Fundo de Defesa Sanitária do Estado de Minas Gerais, entidade privada, existente desde 2018, que tem por fim atuar especialmente em ações de prevenção e erradicação de doenças animais sob controle oficial sanitário, permitindo o combate eficaz de zoonoses, como tuberculose e brucelose, o que favorece e consolida a conquista de mercados.