ASEMG REALIZA NOVA EDIÇÃO DO PROJETO 5ª ESPECIAL | ASEMG

ASEMG REALIZA NOVA EDIÇÃO DO PROJETO 5ª ESPECIAL

Publicado em 21 de outubro de 2021

A edição do mês outubro,  teve como tema o debate sobre gestão de custos com foco na suinocultura.

Na quinta-feira (14) , com transmissão pelo Youtube, a Associação do Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), realizou mais uma edição do Projeto 5ª especial: “O encontro da Suinocultura Mineira”, com o tema: Gestão de custos com foco na suinocultura. O evento tem como objetivo promover a capacitação, troca de experiências entre os suinocultores do Estado e de levar informação de alta qualidade ao produtor mineiro.

A live iniciou com as saudações do presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite “Hoje iremos falar de um tema extremamente importante para nós, suinocultores, nossa gestão de custos. Atualmente nossos gastos estão muito altos, o preço da ração está muito alto, então para isso trouxemos um especialista para nos auxiliar neste problema”, afirmou o presidente.

Em seguida, foi convidado o superintendente técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Dr. Altino Rodrigues Neto para explicar a respeito do Fundo de Defesa Sanitária de Minas Gerais (FUNDESA), um assunto que precisa ser entendido com bastante atenção por nossa cadeia produtiva, “É de extrema importância, todos os produtores terem um fundo privado para o caso de uma emergência sanitária, e o FUNDESA é exemplo disso, ele é constituído por sete entidades: ASEMG, FAEMG, AVIMIG, AFRIG, SINDUSCARNE, OCEMG e SILEMG, e tem como objetivo atuar especialmente em ações de prevenção e erradicação de doenças animais sob controle oficial sanitário,  permitindo o combate eficaz de zoonoses, como: tuberculose e brucelose, o que favorece e consolida a conquista de mercados”, concluiu Dr. Altino.

Logo depois, foi exibido um vídeo do consultor da ASEMG, Júlio Máximo, onde ele conta sobre as  consultorias presenciais que serão realizadas a todos os frigoríficos, com o objetivo de sanar qualquer dúvida sobre os mecanismos de adesão sobre o FUNDESA “É muito importante para nós, estarmos todos juntos na defesa da proteína suína e sua continuidade no mercado, e ainda podendo aumentar as vendas ao participar do FUNDESA”, expôs ele.

Posteriormente foi dada a palavra para Christiano Nascif, zootecnista, Diretor da Labor Rural e Superintendente do SENAR MINAS que discorreu  sobre o tema a gestão de custos com o foco na suinocultura:

“Dentro de uma granja de suínos três fatores são fundamentais: Escala, Custo e Preço. O custo e a escala estão muito ligados à gestão do técnico, do empresário, do produtor, à gestão do corpo de mão de obra e do gerente. O preço já está ligado à gestão da interferência, onde o mercado é soberano, com variáveis que não controlamos. Na questão do custo equilibrado e no ganho de eficiência, é onde nós podemos agir para dependermos menos do preço do mercado”, explicou Christiano Nascif.

A live finalizou com os palestrantes respondendo perguntas e com a apresentação do último Capacita ASEMG do ano de 2021 , que terá foco na capacitação gerencial com ênfase em custo de produção, mostrando os cálculo dos custos de produção , os indicadores e como interpretá-los, possibilitando traçar estratégias para garantir a atratividade do empreendimento. O curso é exclusivamente para associados ASEMG e foi iniciado na última terça-feira(19/10).

Por Ana Clara Parreiras.

Filiado à ABCS