fbpx

COMEÇA HOJE O CIRCUITO APROXIMA, QUE TEM COMO ESTRELA A CARNE SUÍNA

Entre os dia 17 de junho e 10 de julho os mineiros terão a oportunidade de degustarem 42 pratos à base de carne suína

Pelo terceiro ano consecutivo acontece em Belo Horizonte o Circuito Aproxima, o evento é nacionalmente conhecido pela pluralidade dos ingredientes e da alta qualidade dos estabelecimentos participantes. “A cada ano, durante um período de 30 dias, os melhores restaurantes, cafés, quitandas, hamburguerias, pizzarias e sorveterias de Belo Horizonte e região se unem para promover a gastronomia mineira. Cada estabelecimento desenvolve um prato com pelo menos um ingrediente local, levando aos clientes mais conhecimento sobre a cultura gastronômica de Minas Gerais. A escolha da carne suína como estrela do festival se deu  por entendermos a relevância da proteína na cultura gastronômica mineira” comentou o chef e curador do Circuito, Eduardo Maya.
Para o setor suinícola do Estado a escolha da carne como ingrediente principal foi uma vitória. “O Circuito Aproxima é um festival conhecido e esperado pelos mineiros, assim fazer com que a nossa proteína seja a estrela  do evento foi motivo de muita alegria. Conseguiremos chamar a atenção de um público formador de opinião para a diversidade de cortes suínos existentes e mostrar que além de saborosa e tradicional, ela pode ser bastante gourmetizada. Outro ponto interessante para a cadeia suinícola mineira, é que incrementando o consumo na praça de Belo Horizonte através do festival e de toda a mídia geradora de matérias destacando a carne suína em jornais impressos, rádios, tv’s, consequentemente, haverá impacto na formação do preço pago ao produtor pelo quilo do suíno vivo, já que a capital mineira é a principal região definidora do preço na Bolsa de Suínos de Minas Gerais. Assim todos ganham: o produtor com uma remuneração melhor; as indústrias fornecedoras dos cortes ao festival terão publicidade vasta, com seu nome veiculado ao lado de cada prato nos cerca de 40 mil guias divulgadores do evento; e principalmente o consumidor final, por poder conhecer a diversidade de cortes, usos e sabores que somente a carne de melhor custo/benefício atual poderá lhe  proporcionar” comentou Sabrina Cardoso, gerente executiva da ASEMG e especialista em marketing pela Fundação Dom Cabral.
Dentre os pratos participantes do Circuito Aproxima Carne Suína existem diferentes modalidades como entradas, pizzas, sanduiches, tira gostos, pratos principais e até sobremesas que demonstram a diversidade que a proteína é capaz de oferecer aos seus consumidores. Os pratos são assinados por grandes nomes da gastronomia mineira e levarão aos consumidores cores, sabores, texturas e aromas que tornarão a participação no festival uma experiência inesquecível.
Para o presidente da ASEMG, Dr. Antônio Ferraz, a união de entidades mineiras ligadas ao setor também foi uma conquista. “ASEMG, AFRIG, SINDUSCARNE, Frigorífico SAUDALI e ASSUVAP se uniram para tornar possível a realização do festival e esta relação entre as entidades mostra que a mobilização de institutos parceiros, como os nossos, só tem a agregar ao setor. Além de promovermos a carne suína, as logomarcas das entidades patrocinadoras estão grafadas em todo o material gráfico relativo ao evento, incluindo os mais de 40 mil guias distribuídos entre a população. Logo esta vem sendo uma oportunidade de aumentarmos o consumo e  de mostrarmos ao nosso público consumidor o interesse de nossas entidades em proporcionar aos mesmos gastronomia de alta performance” comentou o presidente.
Sabor, Arte e Sustentabilidade
Além dos pratos elaborados por grandes chefs e oferecidos em  renomados estabelecimentos, o Circuito Aproxima também brindou a população belo Horizontina com arte e sustentabilidade. Foram dispostos em diferentes pontos da capital mineira obras de arte em formatos de suínos. As estatuetas, feitas a partir de rejeitos da barragem de Mariana, contaram com intervenções artísticas de importantes nomes da cena mineira, e através de cores, arte e cultura busca  aproximar o grande público da causa suinícola.
Confira os pratos e estabelecimentos participantes do festival clicando aqui.
SERVIÇO
Circuito Aproxima Carne Suína
Data: 17/06 a 10/07
Locais: A Pão de Queijaria, Au Bon Vivant, Bacon Paradise, Bar da Lora, Café com Letras, Barolio, Casa Cheia, Deli Fresh Food, Alma Chef, D’Artagnan, Delícias da Val, A Favorita, Xapuri, Dona Diva Café & Quitandas, Dona Lucinha, La Traviata, Lullo Gelato, Santa Fé, Trindade, , Paladino, Parrilleiro, Taste Vin, Ah!Bon, Eddie Fine Burger, Specialli Pizza Bar, La Palma, Hannah, Degraus, Planeta Lúpulo, Albano’s, Bravus Blend Factory Hamburgueria, Deli Handmade, Mudesto Butiquim, Pizza Sur, Empório João & Maria, Djalma Mercearia, Dorival, Pizza Zeppe, Steak Me, Vila Monjardim, Glouton, Krug Bier.
Fonte: Assessoria de Comunicação ASEMG