fbpx

Conheça a empresa DNA SOUTH América

O mês de maio de 2020 entrou para história da suinocultura brasileira, quando os primeiros animais importados dos EUA deixaram a Estação Quarentenária de Cananéia rumo às granjas núcleo da DNA South America. Tal feito engrandece nosso segmento que, após mais de duas décadas, finalmente recebe uma nova empresa de genética em seu território.

A DNA South America é parceira exclusiva da DNA Swine Genetics, multinacional de origem norte-americana que mais cresce no mercado de melhoramento genético mundial de suínos. A DNA Swine Genetics está sediada no estado de Nebraska e faz parte de um grupo empresarial que aloja um plantel de 75.000 matrizes em sua estrutura, com mais de 220 unidades de produção, incluindo UPLs, creches e terminações, possuindo ainda investimentos significativos em plantas com capacidade para abater mais de 12.000 animais/dia.

O braço de melhoramento e difusão genética da DNA Swine Genetics possui nove granjas núcleo e 13 Unidades de Difusão Genética (UDGs), tornando-a a empresa com a maior rede de distribuição própria de sêmen do mundo, comercializando mais de 4,5 milhões de doses anualmente. Nestas UDGs são alojados machos diretamente de granjas núcleo, contribuindo para minimizar o gap genético entre gerações. Além disso, a altíssima taxa de renovação do material genético e as técnicas aplicadas à reprodução garantem também o ganho genético de forma mais rápida e eficiente.

Dentre os principais recursos tecnológicos aplicados ao melhoramento suíno, a DNA Swine Genetics utiliza o programa de genética AccuGain™, com o software exclusivo de melhoramento Helix™, um banco exclusivo de dados genéticos e informações genômicas em 100% de sua base, para acelerar o progresso genético. Mais de 70 mil animais são testados anualmente quanto às características de relevância econômica, sendo que 10 mil destes animais são avaliados individualmente nos centros de testes de reprodutores denominados InSightTM Performance Centers.

A base genética é totalmente redirecionada para atender o maior equilíbrio entre prolificidade e desempenho do terminado (ganho de peso, eficiência alimentar, permitindo abates pesados com excepcional qualidade de carne e rendimento em carcaça), com redução nos custos de produção. A linha paterna DNA L600 alcançou a liderança do mercado norte-americano, por produzir terminados com mais vitalidade do nascimento ao abate, com menores índices de mortalidade e melhor eficiência alimentar, aliados à excepcional qualidade de carne. A linha materna destaca-se por produzir uma fêmea hiperprolífica, com o foco em características de relevância econômica que atendam às necessidades do produtor, ou seja, capaz de produzir leitões mais pesados ao nascimento e desmamá-los com qualidade, sem a necessidade de condições excessivamente artificiais.

A DNA South America manterá o compromisso com a biosseguridade e com o ganho genético acelerado, utilizando-se das tecnologias disponibilizadas pela sua parceria norte-americana. O amplo investimento em melhoramento e eficiência logística, com um corpo técnico altamente especializado no segmento de genética, possibilitará o atendimento das reais necessidades e oportunidades genéticas do mercado sul-americano.

www.dnasouthamerica.com