fbpx

FAEMG LANÇA PROJETO QUE LEVA STARTUPS AO CAMPO

Lançado, na semana passada,  o NovoAgro 4.0, um projeto do  Sistema FAEMG que conectará os  produtores rurais com startups e universidades. Desenvolvido pelo INAES (Instituto Antonio Ernesto de Salvo), ligado à FAEMG, o Novo Agro 4.0 vai identificar e fomentar iniciativas que gerem tecnologias de ponta para o desenvolvimento do agronegócio.
“Estamos vivendo o marco de uma nova era do agronegócio”, disse o presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões.  Ele lembrou que o mundo vive desafios que precisam ser resolvidos, citando a fome e o desperdício de alimentos como uns dos mais graves: “Não conseguiremos sozinhos a solução para esses problemas. Precisamos contar com a tecnologia e com os jovens para criar um sistema novo, real, sustentável  e igualitário. Tenho certeza e convicção que isso vai adiante e que vai dar certo”.
O evento teve palestra do professor Pedro Guatimosim Vidigal, do Programa de Pós-Graduação em Inovação Tecnológica e da UFMG, que explicou como a tecnologia pode  aumentar a eficiência do agronegócio.
Encerrando o evento, o presidente do INAES e diretor da FAEMG, Breno Mesquita, reafirmou o compromisso do Sistema FAEMG com um novo modelo de atuação e a determinação de aproximar o homem do campo de tecnologias para ser mais produtivo e obter maior rentabilidade.
O que o  Novo Agro 4.0
O projeto vai identificar demandas  do produtor rural e buscar soluções para aumentar ganho de produtividade e competitividade.
“As fazendas são um laboratório fértil de demandas para que as startups  possam fornecer soluções  acessíveis e eficientes, principalmente para os pequenos e médios produtores rurais”, disse Breno Mesquita.
No começo do próximo ano, serão publicados editais e um comitê vai escolher as melhores propostas. Depois, especialistas visitarão propriedades rurais para  conhecer  diferentes realidades e aperfeiçoar os projetos.