fbpx

INFORMAÇÃO E TROCA DE EXPERIÊNCIA MARCARAM A PRIMEIRA EDIÇÃO DA 2ª5ª ESPECIAL DE 2014

Na última quinta-feira (10/04), cerca de 150 pessoas ligadas ao setor suinícola, em sua maioria produtores de diversas partes do estado, estiveram reunidos na sede da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) para participarem de palestras e discutirem temas que vão de encontro às necessidades do dia a dia do negócio suinocultura. “Participar das edições da 2ª5ª Especial, onde são debatidos temas que impactam diretamente a rentabilidade e dinâmica do nosso negócio, é  muito importante para todos os produtores. Estar presente é uma forma de atualizar conhecimentos, além de trocar informações com colegas dos  mais distintos pólos e ainda fortalecer nossa entidade, a ASEMG, que trabalha para levar ao suinocultor informação, integração e momentos  de confraternização” disse Roberto Magnabosco, diretor geral da Arapé Agroindústria e conselheiro da ASEMG.
As atividades tiveram início às 14h00 com uma explanação do professor da UFV, Delly Oliveira Filho, sobre a Geração de Energia a Partir de Biogás.“Além de contribuir com o meio ambiente,  a Produção de Energia a  Partir de Biogás pode vir a tornar o negócio do suinocultor ainda mais lucrativo, claro que cada qual com a sua demanda específica. Demanda esta que será identificada junto ao nosso grande parceiro Sebrae Minas que além de nos apoiar será responsável por 80% dos valores das consultorias relativas ao projeto. Eu serei um dos participantes e  tenho certeza que ele será útil para um grande número de produtores. Alguns de nossos colegas se esqueceram de preencher  as fichas de adesão no dia do evento, esses podem procurar pela Vânia através do email (vania@asemg.com.br) ou (31) 3371-1580 e obterem esta ficha” contou o diretor de meio ambiente da ASEMG, Manoel Teixeira Lopes.
Em seguida os presentes participaram da palestra magna “Dados e Fatos Que O Suinocultor Deveria Saber Sobre O Mercado De Grãos”, ministrada pelo analista do departamento de Pesquisa e Análise Setorial do Rabobank e especialista no setor de grãos e oleaginosas, Renato Rasmussen. “O tema tratado pelo Dr. Renato foi bastante interessante. Fez jus ao nome da palestra e mostrou de forma clara e objetiva dados que são importantes para a tomada de decisão sobre o mercado de grãos, responsável pela maior parte do custo do nosso negócio. Tenho certeza que assim como a palestra deste mês, as demais serão de grande importância para o produtor” comentou Rômulo Gontijo, suinocultor da  região do Centro-Oeste de Minas
Para o produtor José Ricardo Brandão Martins, é importante estar presente junto a entidade. “Além de conseguirmos ter uma ideia sobre as perspectivas do mercado de grãos para os próximos anos, pudemos saber mais sobre as possibilidades de cursos oferecidos gratuitamente aos suinocultores pelo Senar. Tomar também conhecimento sobre o novo projeto de informação a respeito de mercado de suínos da nossa entidade, o Mercominas, além de confraternizarmos com os  companheiros. Um dia de aprendizado e troca de experiências”, comentou José Ricardo Brandão, suinocultor da região de Ponte Nova.
Logo após da palestra magna, os produtores puderam conhecer um pouco mais a respeito do projeto Mercominas, através de explanações do diretor de mercado João Bosco Martins de Abreu e do analista do Radar Mercominas Alvimar Jalles. “Muito nos orgulha perceber que a ASEMG vem trabalhando para tornar a decisão de venda do produtor cada vez mais profissional através da coleta e compilação de dados que estão norteando de forma bastante positiva a todos nós. Esse é um projeto ousado que precisa da adesão de toda a nossa classe” explicou Mário Lúcio Assis (Lula), vice-presidente da Suinco e conselheiro da ASEMG.
O evento contou com o patrocínio da De Heus/ Nutrifarms. “A De Heus é uma empresa com mais de 100 anos de mercado. Existe um compromisso muito forte do grupo em relação à segurança alimentar com o foco principal de levar ao produtor o melhor em relação à nutrição animal.  Muito nos honra poder oferecer aos produtores mineiros, através da 2ª5ª Especial, conhecimento e confraternização”contou Luiz Silveira,  gerente comercial da De Heus/Nutrifarms no Brasil.
“Agradeço a todos os companheiros que estiveram presentes nesta edição da 2ª5ª, aos representantes da De Heus/Nutrifarms, Luiz Silveira,  gerente comercial da De Heus/Nutrifarms no Brasil, o  supervisor comercial de Minas Gerais, Felipe Garcia, o gerente de contas especiais,  Marco Aurélio,o  gerente técnico, Sergio Guastale e os parceiros da Nutreminas os irmãos Marinho Monteiro, José Renato e Henrique. Aproveito o ensejo para convidar a todos a estarem conosco no dia 08/05 quando faremos o lançamento oficial do Mercominas. Nesta data contaremos com a palestra “Tendências Econômicas, Uma Visão de Médio Prazo do Agronegócio no Brasil”, que será ministrada pelo Dr. Marco Fava Neves, onde desde já agradeço a ABCS na pessoa do nosso presidente maior, Marcelo Lopes, por tornar possível a vinda de um palestrante de tamanho gabarito”, convidou o presidente da ASEMG, Dr. Antônio Ferraz.
Confira mais imagens do evento clicando aqui
Fonte: Assessoria de Comunicação Asemg