PRAZO DE VIGÊNCIA DA IN 14 É PRORROGADO | ASEMG

PRAZO DE VIGÊNCIA DA IN 14 É PRORROGADO

Publicado em 19 de julho de 2019

Na última quinta-feira (18) foi publicada no  Diário Oficial da União (DOU) a  prorrogação da Instrução Normativa (IN) nº 14 de 2016. A IN 14 define as normas para as fábricas de ração animal, estabelecendo os critérios e os procedimentos para fabricação, comercialização e o uso de medicamentos na alimentação animal.  ”Esta prorrogação foi importante para todo o setor, uma vez que muitos suinocultores não conseguiriam se adequar em tempo hábil” disse o  presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite.

A ABCS levou o pleito técnico ao MAPA para a revisão do prazo da aplicabilidade da norma e dos procedimentos para as fábricas que produzem ração para consumo próprio. O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que prorrogação foi realizada para que o MAPA revise a proposta, de forma que os produtores de fábricas de ração de uso próprio (não comerciais) consigam atingir uma pontuação viável e gradativa quanto às especificações estabelecidas na IN 14.

“Algumas adequações estabelecidas pela IN 14 são essenciais para otimizar o uso de antimicrobianos na produção nacional, visando assim atender as demandas dos mercados consumidores. E o trabalho da ABCS junto ao MAPA é primordial, pois é somente dessa forma que vamos construir uma norma aplicável a toda suinocultura brasileira”, disse Lopes.

ABCS e as boas práticas de produção
A ABCS lançou no primeiro semestre deste ano a cartilha “Boas práticas de produção em fábricas de ração para uso próprio em granja de suínos” Além do material, a entidade realiza Seminários Técnicos em diversas regiões do país, visando orientar e sensibilizar os suinocultores e seus colaboradores sobre a importância do controle de segurança na produção das fábricas e do cumprimento das legislações para atender as demandas do mercado consumidor.

A próxima edição deste Seminário está marcada para o dia 15/08, em Pára de Minas.

Fonte: ASEMG com informações ABCS

Filiado à ABCS