Projeto 5ª ESPECIAL DIALOGA SOBRE O PAPEL DA MULHER NA SUINOCULTURA E OS DESAFIOS DO BEM-ESTAR ANIMAL | ASEMG

Projeto 5ª ESPECIAL DIALOGA SOBRE O PAPEL DA MULHER NA SUINOCULTURA E OS DESAFIOS DO BEM-ESTAR ANIMAL

Publicado em 18 de março de 2021

Na última quinta-feira (11/03), foi realizada a primeira edição deste ano do Projeto 5ª especial: “O encontro da Suinocultura Mineira”, evento capitaneado pela Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (ASEMG) com o objetivo de levar informação de alta qualidade a cadeia suinícola mineira.

A primeira 5ª Especial de 2021 ocorreu em homenagem ao Dia Internacional da Mulher que é comemorado no mês de março. O evento foi transmitido pelo Youtube da entidade e discutiu  os desafios da mulher no mercado suinícola e também ofereceu aos telespectadores uma palestra sobre bem-estar animal.

A transmissão teve início com fala da mediadora Charli Ludtke, diretora técnica da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), contando sobre os desafios de ser mulher em um cargo de liderança no setor. “ Tudo é como você se comunica, se posiciona, hoje em dia contamos com uma rede, uma equipe, que nos apoia, além das pessoas em quem você se espelha e que também te ajudam  e impulsionam nesse trajeto. Mas o principal é a dedicação que a gente tem de vestir a camisa da suinocultura, fazer o melhor e tudo isso só tem sentido se a gente tocar o coração das pessoas, então ter amor ao que faz é um grande diferencial”, afirmou Ludtke.

Dando continuidade ao evento a suinocultor, presidente da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (ASSUVAP),  médica veterinária, gerente de marketing, diretora da Coosuiponte, Patrícia Morari, falou um pouco sobre sua trajetória profissional, descreveu pontos sua primeira passagem como presidente da Associação suas expectativas para este novo mandato e ainda brindou a todos com uma notícia em primeira mão: a gestação de seu segundo filho, o Francisco.  “esta nova etapa vamos continuar buscando o que é de mais relevante e importante ao nosso associado”, afirma a presidente.

Logo em seguida Flávia Garrocho, médica veterinária da Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (COGRAN), contou sobre a sua experiência em conciliar a vida profissional com a maternidade. “O mercado tem mudado e cada vez mais vem contratando mulheres para cargos de liderança pelo seu conhecimento e dedicação e isso é muito importante ” Garrocho contou ainda que: “quando estou como profissional me dedico ao máximo vivendo intensamente meu trabalho, a partir do momento que chego em casa e assumo o meu papel de mãe estou de forma plena nessa função; ” explicou a médica que se emociona em falar da família.

Para falar sobre os desafios da gestão de pessoas e processos esteve presente a administradora de empresas  e gerente geral  da Assuvap e da Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), Paula Gomides, “Gerir pessoas, processos, informação dentro de uma organização é um desafio enorme para quem esta liderança. O direcionamento eficiente de todos esses processos faz com a empresa tenha um diferencial no mercado. Todo o desenvolvimento de uma empresa está alinhado ao incremento do planejamento estratégico que está tudo atrelado a gestão eficiente de pessoas”; afirma a administradora.

A médica veterinária Juliana Ribas com mestrado em nutrição animal, com foco em comportamento e bem-estar animal, contou sobre a sua experiência de realizar multitarefas tantos profissionais e pessoais; “ estar nesse desafio é importante e motivador, a gente sempre tem quem nos inspira a sermos melhores. Estar nesse lugar de várias funções nem sempre é benéfico, mas hoje aprendendo a focar em uma coisa por vez  para ter  melhores resultados, mas sempre  trabalhando com afinco com competência e dedicação para que os resultados surjam”; afirma a especialista.

O presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite, agradeceu a presença de todas as convidadas, “ vocês trouxeram histórias inspiradoras nas quais acredito. Mulheres fortes, competentes e dedicadas como vocês tornam nosso setor ainda mais eficiente. Não tenho dúvida que as mulheres irão dominar o mundo”.

Para fechar o evento a especialista em Bem-Estar Animal Juliana Ribas, que atua como como Gestora de Boas Práticas na Agroceres PIC, ministrou uma palestra sobre um tema cada vez mais recorrente no dia a dia das granjas, o Bem Estar Animal.

A especialista trouxe uma contextualização do cenário atual global para explicar os novos conceitos de BEA.O bem-estar animal é, de maneira simples e objetiva, o estado em que os animais se encontram quando são fornecidas todas as condições para que eles vivam em sua zona de conforto. Independentemente da finalidade para a qual o animal é criado, as condições são ajustadas e controladas de tal modo que, dentro das suas necessidades específicas, eles sejam capazes de produzir mais e melhor, com qualidade de vida.

 

Para assistir a palestra completa acesse o nosso canal do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=OBI_ZIK8n-A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Filiado à ABCS