fbpx

SUINOCULTORES MINEIROS RECEBEM TREINAMENTO EM MERCADO FUTURO DE GRÃOS

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) foi palco do I Workshop de Mercado Futuro de Grãos, realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) com o apoio da Cargill/Nutron, responsável por ministrar o treinamento aos produtores, e parceria da ASEMG, Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (ASSUVAP), Associação dos Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba (ASTAP) e Associações dos Avicultores e de Suinocultores do Espirito Santo (ASES). “A ABCS foi muito feliz em capitanear este treinamento, nós suinocultores precisamos entender cada vez mais do mercado que estamos inseridos para que possamos trabalhar da forma mais rentável possível, garantindo assim a sustentabilidade da nossa atividade” comentou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da ASEMG e suinocultor da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Segundo Nilo Sá, diretor executivo da ABCS, o tema abordado durante o evento foi uma demanda dos suinocultores das regiões envolvidas. “Em fevereiro realizamos em Brasília um workshop com representantes de todos os Estados e o tema Mercado Futuro de Grãos foi bastante abordado. 2016 foi um ano muito complicado neste sentido e o suinocultor percebeu que precisa aprender a utilizar esta ferramenta  e que muitas das vezes não o fazem por receio ou por desconhecimento.  Para que aprenda a utilizar os mecanismos de travamento de preços a seu favor é preciso capacitação e por isso elaboramos este primeiro módulo” explicou Nilo.
Durante os períodos da manhã e tarde cerca de 30 participantes tiveram a oportunidade de conhecerem e entenderem um pouco mais sobre a operação nas principais Bolsas. “Falamos aos participantes sobre as  alternativas para operar no mercado futuro de grãos, seus benefícios e desafios, para que os mesmos possam minimizar os riscos da atividade e potencializar a rentabilidade do seu negócio” disse Vanessa Gomes Vanessa Gomes – Cargill Risk Management (CRM) e facilitadora do curso.
CONHEÇA A OPINIÃO DE ALGUNS DOS PARTICIPANTES
“Conhecimento é sempre bom e quando ele vem acompanhado de um tema que costuma ser espinhoso na criação dos suínos, como os grãos, ele é ainda mais interessante. O curso foi muito bom e abriu o nosso olhar para um campo até então desconhecido. Espero que venham novos módulos” Manoel Teixeira Lopes, suinocultor da Zona da Mata .
“O curso desta segunda foi bastante proveitoso. Trouxe informações que antes só ouvíamos dos nossos vendedores para o nosso entendimento. Com elas fica mais fácil de acompanharmos o mercado, entendermos o que os sites especializados dizem e até buscarmos melhores preços” Moacir Ávila, representante da Fazenda Cabo Verde, no Sul de Minas.
“A ideia de um workshop com este tema foi excepcional, principalmente para sensibilizar e despertar o suinocultor sobre um tema tão importante. Creio que teremos novos encontros ainda mais práticos onde será importante que o produtor possa colocar a mão na massa e perceber quais suas maiores dificuldades e duvidas, saná-las e de fato entender o negócio e futuramente operar neste mercado” Eduardo Coulaud, suinocultor da região Central de Minas.
“Foi ótimo participar do curso desta segunda.  Ele nos deu base, nos norteou para percebermos as tendências que o mercado apontam e consequentemente irá nos ajudar na tomada de decisão de compra. Espero por outros módulos “ Fábio Paixão, produtor da região Centro – Oeste de Minas.
“Foi um dia de troca de conhecimento bem interessante. A palestrante foi bastante didática o que contribuiu para o entendimento de todos. Eu já venho do trabalho em mercado financeiro mas foi muito importante poder entender e me contextualizar na parte agrícola” André Braga Martins, suinocultor da região do Vale do Piranga.
Confira algumas das fotos do evento clicando aqui.
A íntegra da palestra pode ser vista neste link: Workshop- Mercado Futuro Cargil