fbpx

AÇOUGUEIROS DE GOVERNADOR VALADARES E REGIÃO PARTICIPAM DE CURSO DE CORTES SUÍNOS

Cortes Suínos
Cortes Suínos

02/06/2011- Entre os dias 18 e 20 de maio, cerca de 70 profissionais de casa de carnes de Governador Valadares e Guanhães participaram do Curso de Cortes Suínos. A ação aconteceu como parte do plano de trabalho do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) em Minas, uma parceria entre o Frigorífico Saudali, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerias (Asemg), Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Sebrae Minas e apoio das redes supermercadistas de Governador Valadares Big Mais, Araújo, Pague Pouco e a central de compras situada em Guanhães, Rede Via Real. “A realização do Curso de Cortes Suínos faz com que os produtos sejam melhor apresentados e atraiam mais o consumidor, por isso é uma ação importante na busca pelo incremento de consumo. Estimular o consumo de carne suína na região do Vale do Aço é importante para dinamizarmos a comercialização dos animais da nossa região, já que temos muitos produtores que vendem para este mercado ” pontuou Fernando Soares, presidente da Assuvap.
No dia 18, o consultor de cortes suínos Daniel Furtado ministrou, em dois turnos, um curso para aproximadamente 35 colaboradores da rede supermercadista Big Mais. Já no dia 19 foi a vez do Supermercados Araújo que disponibilizou 12 profissionais dos seus açougues para ampliarem seus conhecimentos sobre os cortes gastronômicos e comerciais, além técnicas de embandejamento e de boas práticas na manipulação de alimentos. Finalizando as atividades na região, no dia 20/05, cerca de 20 açougueiros da rede supermercadista Pague Pouco e do Via Real conheceram as diversas possibilidades de cortes que podem ser feitas a partir de uma carcaça suína. “Através dos cursos conseguimos levar teoria e prática aos profissionais dos açougues, o que provavelmente nos garantirá uma diversidade de cortes suínos nas gôndolas das redes varejistas da região”,comentou Cláudio Boaventura, consultor técnico do Sebrae/MG.
Para Weber Vaz de Melo, diretor comercial do frigorífico Saudali, ações como esta difundem o consumo da carne suína e aproximam o varejo dos modernos conceitos a respeito da cadeia suinícola. “Em muitas redes das quais eu visito, venho escutando os parceiros varejistas comentarem sobre o PNDS. É muito satisfatório para o Frigorífico Saudali ser um dos maiores parceiros deste projeto que cada vez mais vem disseminando e desmitificando o hábito do consumo da carne suína, haja vista que em apenas uma semana capacitamos em Governador Valadares, Teófilo Otoni e Guanhães quase 100 profissionais das casas de carnes”, explanou o diretor comercial.
Fonte: ABC Comunicação