fbpx

ASEMG INTERVÉM JUNTO AO GOVERNO MINEIRO CONTRA AS MUDANÇAS DA DN74/2004

A última semana foi de muito trabalho e entendimento das atuais normas do meio ambiente aplicadas à suinocultura e as propostas que cercam o novo texto da DN74/2004. “Para que o suinocultor não seja prejudicado, além das diversas reuniões e estudos que participamos durante os últimos três meses, acionamos na última quarta (08) o Secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, para que este tomasse conhecimento dos anseios do nosso setor e interviesse junto a SEMAD a favor do nosso pleito de que potencial poluidor continue tal como é atualmente, não pedimos redução, apenas que se mantenha o M (médio), pois não há argumentos factíveis para esta segunda proposta da SEMAD” comentou Dr. Antônio Ferraz, presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG).
Durante a reunião na Cidade Administrativa, o secretário Pedro Leitão solicitou a FAEMG e a ASEMG um relatório para maior conhecimento das demandas ligadas à alteração da DN 74/2004 pois como estaria viajando ao longo desta semana com o Governador Fernando Pimentel e com o Secretário Adjunto Germano Gomes Vieira iria sensibilizá-los sobre este cenário. “A FAEMG em parceria com a ASEMG e consultores ambientais especialistas no setor de suínos prepararam e protocolaram na SEAPA um dossiê que demonstra o equívoco na mudança do potencial poluidor da atividade de M para G e municiará os representantes da pasta da Agricultura para uma discussão direta com a SEMAD” comentou o superintendente técnico da FAEMG, Dr. Altino Rodrigues Neto. Clique  e confira o Protocolo FAEMG.
Outra ação tomada pelo setor foi o envio de ofícios demonstrando a postura pró meio ambiente da suinocultura mineira. Presidentes e gerentes de todas as entidade ligadas ao setor (ASEMG, ASTAP, ASSUVAP, COGRAN, COOPEROESTE , COOSUIPONTE, SUINCO, FAEMG e FRENTE PARLAMENTAR DA SUINOCULTURA MINEIRA) assinaram uma carta pedindo apoio e intervenção da SEAPA  junto à SEMAD. Confira o Ofício Suinocultura Mineira