fbpx

EU AMO A SUINOCULTURA – ARMANDO SILVA MENDES

Para conhecer um pouco melhor os homens e mulheres que tanto trabalham pelo crescimento da suinocultura mineira a ASEMG criou uma série de entrevistas que nos darão uma visão geral sobre a carreira e sobre o que pensam estas pessoas. Para começarmos com o pé direito nosso primeiro convidado foi um dos mais populares participantes da cadeia, o Armando Silva Mendes.  Confira a entrevista:
ASEMG: Desde quando trabalha no setor?
Armando: Minha família entrou na Avicultura nos anos 70. Meu irmão Alfeu Silva Mendes foi um dos fundadores da Cogran em Pará de Minas e a presidiu por 16 anos. Presidiu também diversas outras importantes entidades ligadas à área. E a inspiração para entrar para a suinocultura veio daí. Trabalhei com ele por mais de 8 anos, administrando as granjas que tínhamos alugado na região de Bom Despacho. A paixão pelo setor foi tanta que abandonei duas faculdades que cursava em Belo Horizonte: Engenharia Industrial Mecânica no CEFET/MG e Geologia na UFMG.
ASEMG: Além da paixão, por que a escolha pela suinocultura?
Armando: Naquela época tínhamos o Ministro Alysson Paolinelli que foi o maior apoio do produtor rural dentro do governo. Com a ida do meu irmão Alfeu para presidência da OCEMG, em Brasília  fui convidado a assumir a venda da nutrição Cogran para clientes não cooperados e passei a ser responsável por conseguir os primeiros clientes da nutrição suína, lançamento na época. Desde então iniciei o contato com a criação de suínos e seus produtores e gostei muito de trabalhar no setor. Passei por outras empresas e hoje me  dedico a dois produtos: Termoaves (Máquinas de aquecimento e outros produtor para avicultura e suinocultura) e Eccofiltro (separador de sólidos para suinocultura bovinocultura, industrias e reciclagens).Vale ressaltar que ambas as empresas tem patentes de seus produtos, garantindo confiabilidade ao cliente.
ASEMG: Em sua opinião, quais as fortalezas do setor?
Armando: As fortalezas do setor são as e associações como a ASEMG, por exemplo, que trabalham forte para levar melhorias, conhecimento e até mesmo confraternização para o suinocultor,  brigam com o governo, e procuram sempre o melhor para cada um dos suinocultores,  outra fortaleza são as cooperativas já que com elas o produtor tem mais força para reivindicar e conseguir melhores preços compra de  produtos e consequentemente  menores custos de produção.
ASEMG:  Quais as melhorias você julga necessárias?
Armando: Maior apoio ao produtor rural e ao agronegócio, atividade que garante a sustentabilidade do país e a manutenção de milhões de empregos.Políticas de melhoramento para as indústrias ligadas ao setor poderem exportar produtos de valor agregado mais alto, o que beneficiaria muito a cadeia como um todo.
ASEMG: Como você enxerga o setor nos próximos cinco anos?
Armando: Devemos ter sempre em mente que as questões sanitária e ambiental são essenciais para a continuidade pro crescimento do setor e trabalhar para que elas estejam em dia, garantindo a exportação de nossos produtor para mais de uma centena de países. Precisamos também lembrar  que também é preciso apoio aos pequenos e médios produtores para que consigam manter seus negócios, garantindo a permanência de suas famílias no campo e a geração de empregos.
Fonte: Assessoria de Comunicação ASEMG