Cerca de 150 suinocultores e representantes do setor prestigiaram nesta quinta-feira (12) mais uma edição do projeto 5ª Especial, que teve como palestrante o renomado consultor Fernando Pereira. “Estamos passando por um cenário bastante conturbado e para que consigamos romper este momento com menos perda possível é preciso muita informação e união entre nós produtores” comentou Dr. Antônio Ferraz, presidente da ASEMG.
O evento ocorreu na sede da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) e mostrou aos presentes a atual situação do setor e o que esperar dele. “A suinocultura é uma produção bastante complexa e está inserida em um mercado maduro e muito competitivo. Para ter sucesso, principalmente em momentos como o que estamos enfrentando, é preciso focar em uma eficiência de produção acima dos demais. Estar muito bem informado no que tange ao mercado também é importante, porém valores de comercialização do suíno e das commodities que impactam diretamente no custo de produção fogem do controle do produtor, ele não consegue interferir diretamente nestas duas variáveis, então o meu conselho é que ele dedique a maior parte de seu tempo na melhoria dos índices zootécnicos, na sua eficiência interna e gestão”, comentou o palestrante.
Na mesma data o superintendente técnico da FAEMG, Dr. Altino Rodrigues Neto elucidou aos produtores os princípios do FUNDESA, e junto ao diretor geral do IMA, Marcílio Souza Magalhães explicaram as alterações no funcionamento e cobrança da Guia de Trânsito Animal.
Dr. Altino também recebeu dos suinocultores mineiros uma homenagem pelos seus 42 anos de serviços dedicados ao agronegócio mineiro. “Dr. Altino é uma pessoa ímpar, que sempre trabalhou em busca de melhorias para a cadeia nos seus 16 anos à frente do IMA e agora nos 3 da FAEMG, daí a justa homenagem” comentou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da ASEMG.
O evento ocorreu devido ao patrocínio da Agroceres Multimix e Agroceres Pic “Foi uma tarde bastante produtiva e informativa. Agradeço ao Grupo Agroceres nos nomes dos amigos Genésio Xavier e Sandro Cardoso” disse José Maria Assunção, diretor financeiro da ASEMG.