fbpx

ASEMG APOIA À 2ª ETAPA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A PSC

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) se reuniu nesta segunda-feira (14),  com representantes da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Fundo de Defesa Sanitária do Estado de Minas Gerais (FUNDESA) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),  para tratar de apoio político e financeiro à 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra a PSC em Alagoas, que faz parte do Plano Estratégico Brasil Livre de Peste Suína Clássica do Programa Nacional de Sanidade dos Suídeos (PNSS).

“Essa é uma ação de suma importância para a cadeia produtiva como um todo. Em Minas estamos em uma Zona considerada livre da doença, no entanto, a existência da mesma em solo brasileiro coloca toda a sanidade do do rebanho bem como a possibilidade de exportações de todo o país em risco, assim sendo precisamos a apoiar esse grande trabalho que vem sendo pra ABCS e pelo MAPA, inclusive como forma de prevenção” pontuou o presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite.

Campanha de Vacinação Contra a PSC em Alagoas

O projeto piloto, que foi executado em Alagoas entre maio e junho de 2021, sucedeu de  uma iniciativa público-privada e faz parte do Programa Brasil Livre de Peste Suína, uma política pública que visa erradicar e combater a PSC na Zona Não Livre (ZnL).

As mais de 400 mil doses da vacina Pest-Vac, doadas pelas Zoetis para a viabilidade da campanha no estado, serão aplicadas sem custo para os produtores durante o primeiro ano de vacinação e já chegaram ao estado.

De acordo com informações cedidas pela  Divisão de Sanidade dos Suídeos do Departamento de Saúde Animal (DSA) do MAPA,  foram 60 dias de trabalho para realizar a primeira fase da vacinação. Ao todo, a equipe de vacinadores visitou 7.018 propriedades, sendo que 80% dessas propriedades foram de novos cadastros, resultando em 106.881 suínos vacinados.

ASEMG reúne com ABCS, ASEMG, FAEMG, FUNDESA e MAPA.