ASEMG PARTICIPA DO III WORKSHOP DE GESTORES DO PNDS E DO LANÇAMENTO DA AGENDA PARLAMENTAR DA SUINOCULTURA, EM BRASÍLIA

Entre os dias 19 e 20/03 o vice-presidente, José Arnaldo Cardoso Penna, e a gerente executiva, Sabrina Cardoso, da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas (Asemg) estiveram na capital federal para participarem de eventos ligados à suinocultura brasileira.
As atividades tiveram início no dia 19 com o primeiro dia do ll Worksop de Gestores do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), que encerrou a primeira fase do projeto, desenvolvida entre os anos de 2010 e 2012. Durante os três anos de trabalho foram desenvolvidas 656 ações, mais de 28 mil profissionais capacitados, 1,2 milhão de pessoas sensibilizadas em 181 municípios de 10 estados brasileiros. “Minas trabalhou o PNDS de forma planejada e profissional. Foram contempladas ações em todos os elos da cadeia (produção, indústria e comercialização) o que garantiu resultados bastante expressivos e mudanças de comportamento” contou a gerente executiva Sabrina Cardoso.
No dia 20 as cerca de 50 pessoas participantes do workshop contaram com palestras nas áreas de tendência de consumo e motivação. No workshop também foram apresentados os novos objetivos do PNDS Sustentabilidade, que será realizado pela ABCS em parceria com o Sebrae Nacional num novo convênio firmado entre as entidades para o biênio 2013-2015. O foco de trabalho do PNDS sustentabilidade será a conscientização, por meio da prática de ações nos elos de produção, indústria e comercialização, dos integrantes da cadeia que é preciso e possível conciliar o crescimento da atividade à prática de ações que reduzam o impacto ao meio ambiente, a otimização eficiente de recursos humanos e técnicos e a gestão eficiente da atividade.
Serão executadas ações em 15 unidades da federação que possuem entidades afiliadas a ABCS: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Pernambuco e Ceará.
Encerrando as atividades os participantes do Workshop seguiram para o lançamento da Agenda Parlamentar da Suinocultura realizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e pela Frente Parlamentar Mista da Suinocultura, na noite do dia 20. O evento que apresentou as principais reivindicações da cadeia produtiva de suínos em 2013 contou com mais de 30 parlamentares ligados ao setor, além de líderes de entidades representativas da cadeia produtiva de suínos e do recém empossado Ministro da Agricultura , o mineiro Antônio Andrade.
No encontro, o ministro destacou a importância da atividade para a economia nacional e também como um propulsor social. “Reconhecemos a importância dessa atividade para o futuro do Brasil e daremos a atenção devida a cada uma das reivindicações apresentadas”, destacou Antônio Andrade.
Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, todos os setores da cadeia produtiva foram ouvidos e colaboraram com a construção da Agenda Parlamentar. “A intenção da ABCS é consolidar a imagem da cadeia de suínos no Congresso Nacional e ratificar sua importância para o desenvolvimento do País. Acreditamos que o cenário é positivo e que existe espaço para ampliar cada vez mais a defesa dos interesses do nosso setor.”
Para o vice-presidente da Asemg, José Arnaldo Cardoso Penna,  a participação da entidade em eventos como estes são de grande importância. “Levarmos o nome e o posicionamento da Asemg para eventos como o Workshop e o lançamento da agenda parlamentar da suinocultura fazem de nossa entidade mais forte e representativa” disse José Arnaldo.
Confira o vídeo que ilustrou o workshop através do link: http://www.youtube.com/watch?v=mQ61YrDo6Dc
Fonte: Assessoria de Comunicação Asemg