ASEMG PROMOVE EVENTO GASTRONÔMICO PARA CHEFES DE COZINHA

Na última sexta-feira (15) chefes de cozinha e pessoas ligadas aos mais renomados hotéis da Região Metropolitana de Belo Horizonte participaram do evento Suíno Gatrô 2012, uma ação realizada via Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) que acontece em Minas através da soma de esforços da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg)e Sebrae Minas. O evento contou com os seguintes patrocinadores: Casa Infinita, Cachaça Pendão, Casa Geraldo, Portal Chef a Chef e Hotel Mercure Lourdes.
O Suíno Gastrô 2012 teve início com uma palestra ministrada pela gerente executiva da Asemg, Sabrina Cardoso de Moura, que mostrou aos chefes de forma interativa realidades do setor suinícola, o PNDS e levantou a reflexão a respeito do porque a proteína não ser destaque nos cardápios do setor hoteleiro. “Com a explanação de nossa gerente conseguimos informar de forma dinâmica e concisa aos presentes sobre as vantagens comerciais da utilização da proteína suína” disse José Maria Assunção, diretor financeiro da Asemg.
Para Geraldo Brito, chefe de cozinha do Mercure Lourdes, a palestra foi bastante interessante. “Além de nos elucidar a respeito de temas que ainda não havíamos tido contato, com a palestra pudemos refletir sobre as vantagens e possibilidades de inclusão da carne suína no cotidiano de nossa profissão” disse Brito.
Além de ouvirem a palestra os chefes de cozinha puderam conhecer os cortes suínos, que estiveram expostos. “Com o estreitamento de relação entre o setor suinícola e chefes de cozinha o produtor é quem irá ganhar, uma vez que ao apresentarmos os cortes e explicarmos a possibilidade de margem de retorno de nossa proteína, tenho certeza que conquistaremos maior espaço nos cardápios dos hotéis belo horizontinos” disse José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da Asemg e conselheiro da ABCS.
O evento aconteceu na sede da Asemg e teve como objetivo esclarecer chefes de cozinha a respeito das possibilidades de utilização de cortes suínos e demonstrar através de um menu degustação, criteriosamente escolhido, que a proteína pode ser usada de receitas que fazem parte do cotidiano até pratos altamente sofisticados. “O evento foi bastante produtivo. Além de conseguirmos sensibilizar esses grandes formadores de opinião demos início a um estreitamento de laços que com certeza nos renderá boas parcerias” contou João Bosco Martins de Abreu, presidente da Asemg.
O Suíno Gastrô 2012 também recebeu jornalistas especializados em gastronomia que se encantaram com os cortes e cardápio e comprometeram a trabalhar em prol da divulgação da proteína. “Fiquei admirada com o sabor e a apresentação do menu preparado para  o evento e consegui perceber a importância de divulgarmos a carne” comentou Rosilene Campolina, editora do portal gastronômico Chef a Chef.
Fonte: Assessoria de Comunicação