Desembarcou no dia 22 de maio, em Pará de Minas, o Confraria do Porco, projeto que tem por objetivo capacitar o setor de bares e restaurantes a respeito da versatilidade, sabor e vantagem financeira em se ofertar pratos à base de carne suína e com isso trabalhar o aumento do consumo da proteína.
A ASEMG, em conjunto com suas filiadas regionais: Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (COGRAN), Adeel, Alimentos, Gran Campeiro e Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas Gerais (COOPEROESTE), levou informação e gerou desejo de incremento de maior uso da proteína a cerca de 40 bares e restaurantes da região.
“Temos uma proteína extremamente saudável, saborosa de fácil preparo e financeiramente vantajosa, o Confraria do Porco divide essas informações com aqueles capazes de aumentar a oferta da proteína ao público final e esta capacitação ao setor de food service tem trazido bons frutos para a nossa cadeia produtiva” disse João Carlos Bretas Leite, presidente da ASEMG.
O evento contou com um curso de cortes ministrado pelo engenheiro de alimentos, Marcos Bisinela, que demonstrou na prática toda a versatilidade da nossa proteína. “Ao demonstrarmos todos os cortes possíveis a partir de uma carcaça suína, o profissional da área de bares e restaurantes consegue entender melhor a anatomia do animal e já pensar quais cortes podem ser de interesse no preparo dos pratos ofertados aos seus clientes” explicou o presidente.
A Confraria do Porco: Edição Pará de Minas, também contou com a aula do Chef Fagner Rodrigues, que compartilhou com os convidados sua experiência do uso da proteína nas cozinhas que chefia, demonstrou na prática que o uso da proteína suína é muito mais vantajosa financeiramente além de ser de fácil preparo e harmonizar com uma enorme gama de temperos e acompanhamentos.
O chef ainda demonstrou o preparo de pratos que podem inspirar novidades nos cardápios dos restaurantes a custos bastante interessantes.