fbpx
Pesquisar
Close this search box.

CUSTO DE PRODUÇÃO DA SUINOCULTURA MINEIRA INDEPENDENTE PASSA INTEGRAR INFORMAÇÕES DA EMBRAPA

O estado de Minas Gerais,  quarto maior produtor de suínos do Brasil, a partir deste mês passa a ser parte integrante da Central de Inteligência de Aves e Suínos – CIAS da Embrapa, através da divulgação das informações sobre custos de produção da suinocultura independente. “Ter um índice oficial em relação à produção de suínos independente mineira é uma conquista importante para o setor é imprescindível para que cada uma das granjas tenha um balizador na hora de construir o seu próprio índice individual”, comentou o presidente da ASEMG, João Carlos Bretas Leite, 

A inclusão ocorre por meio da parceria entre Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), por meio da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS). O trabalho também conta com apoio  das filiadas ASEMG: Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (ASSUVAP), Associação dos Suinocultores do Alto Paranaíba (ASTAP), Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (COGRAN), Cooperativa Dos Produtores Rurais Do Oeste De Minas (COOPEROESTE), Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova (COOSUIPONTE) e Cooperativa SUINCO. 

“O início das publicações é o resultado do trabalho duro de quase um ano dos corpos técnicos da ASEMG, das nossas filiadas, de uma série de produtores associados, do time Embrapa e ABCS. Entendo que esta é uma construção de uma gama de profissionais extremamente capacitados que empenharam seu tempo em fazer isso possível e aos quais agradeço imensamente. Os esforços destas pessoas beneficiarão toda uma cadeia produtiva” explicou o presidente. 

De acordo com o pesquisador Marcelo Miele, da Embrapa, os resultados foram revisados e validados nos dois últimos encontros com ASEMG e representam mais um avanço nos trabalhos da CIAS. 

Sobre a metodologia que está sendo aplicada, o analista Ari Jarbas Sandi, da Embrapa, explica que “ela é amplamente utilizada pelas principais instituições no Brasil e no mundo e envolve o custeio da atividade e também os custos com depreciação e de capital”. 

Os dados de Minas Gerais são do terceiro trimestre de 2023 e geram a Nota Técnica (Clique aqui e acesse o relatório completo) ,  e uma planilha de cálculo com a estimativa de custos de produção.  Os dados dos custos de produção estaduais são atualizados trimestralmente, e você pode acompanhar pelo site da Embrapa, clique aqui