fbpx

EXPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA TEM PREVISÃO CRESCIMENTO PARA 2022

As expectativas para exportações da carne suína brasileira in natura são boas, apesar da queda dos números para o mês de fevereiro;

Apesar das exportações brasileiras de carne suína terem aumentado 11% em volume em 2021, para um novo recorde de 1,13 milhão de toneladas, como informou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Em 2022, a exportação suinícola prevê crescimento ainda maior, já que em seu início, a carne suína teve um aumento de 18,2% nos embarques, com a China sendo o maior comprador, segundo dados da ABPA.

No entanto, os produtores de suínos sentiram um recuo das exportações no segundo mês de 2022, segundo dados do consultor de mercado da Associação de Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), Alvimar Jalles “as expectativas são boas para as exportações em 2022. Começamos o ano com exportação de 67 mil toneladas de carne suína in natura, um bom número. Porém, para fevereiro os números sugerem uma queda para 40 mil toneladas de carne suína in natura, quantidades semelhantes às de 2020 se mantiverem o mesmo ritmo de embarques até o final do mês’’, ele.

Em seguida, o Consultor realçou que o mercado é volátil e tudo muda muito rápido, enfatizando que há necessidade de ter  dados completos para um boa análise ‘‘será preciso esperar março chegar para a avaliação do real apetite internacional pela carne suína brasileira. Ainda não podemos afirmar subida ou queda, sem todos os reais dados’’, completou Alvimar.

FONTE: Consultor de Mercado Alvimar Jalles

Por: Ana Clara Parreiras