Depois de dois anos de espera, um timaço de assadores, churrasqueiros e chefs está escalado para a 4ª edição do Festival Fuegos, um dos eventos de cozinha de fogo de grande destaque no Brasil, que irá acontecer no Parque da Gameleira, no próximo sábado (01), a partir das 14H. A venda dos ingressos através do site Central dos Eventos.
Tendo o fogo como elemento central e único método de cocção, a festa reunirá, quem mais entende da relação entre proteína e brasa durante 8 horas de open food e open bar de cervejas especiais.
À frente das panelas, grelhas e espetos estão verdadeiras estrelas do universo da gastronomia, como os chefs mineiros Léo Paixão, Flávio
Trombino e Ivo Faria, além de representantes de outros estados. Ao todo, 32 especialistas da gastronomia já confirmaram presença.
Utilizando insumos nobres, desde vegetais orgânicos a massas, peixes, e cortes suínos e bovinos, eles vão comandar mais de 30 estações, com diferentes tipos de preparos e utensílios, como defumadores, rotisserias, parrillas argentinas e fogo de chão.
A carne de porco é uma das principais atrações do evento
“O Fuegos, neste ano, mais uma vez contará com um protagonismo muito intenso da suinocultura, pois mais da metade das estações são de suínos. Queremos trazer a carne de porco como estrela pra dentro de um grande evento e mostrar que o consumo da carne suína tem altíssimo sabor e valor nutritivo. Nossa expectativa para essa edição é de termos um público muito animado e condizente com o que a gente quer, que é divulgar Minas Gerais, a cultura do fogo e nossos parceiros que estão no evento, como a ASEMG”, disse Marcelo Wanderley, curador e idealizador do festival.
A carne suína estará presente em peso. Um dos representantes que irá trazê-la para o festival é o chef Kiki Ferrari. Ele vai preparar um porco caramelizado no molho barbecue mineiro com farofa de nachos. Já o brisket e costelinha defumados acompanhados de salada de batata doce defumada ficam por conta dos chefs Gael Paim e Fábio Luppi.
A gestora executiva da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), Bianca Costa, vê o evento com uma excelente oportunidade de divulgar e incentivar o consumo da carne suína “O Fuegos é sem sombra de dúvidas o maior evento de cultura de fogo de Minas e um dos maiores do Brasil. Sua divulgação é massiva nos maiores veículos de comunicação ligados à gastronomia e conta com um público extremamente engajado, e assim vimos uma oportunidade de divulgação da nossa proteína junto à imprensa e ao público final. Tenho certeza que o FUEGOS será um sucesso e que a proteína suína terá o brilho que ela merece” disse.
Créditos da imagem: Divulgação