A comitiva teve como objetivo a abertura de relações com o país porteño
Entre os dias 16 e 17 de maio a Embaixada Brasileira em Buenos Aires recebeu a primeira missão comercial liderada um governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE) e Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) em conjunto com entidades de classe a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) e Associação dos Avicultores de Minas Gerais (AVIMIG).
Representando a secretaria de Agricultura, o subsecretário João Ricardo Albanez destacou a importância da missão comercial. “Esta missão é uma oportunidade para o setor produtivo mineiro estreitar as relações comerciais e diversificar a pauta exportadora com a inclusão de produtos de maior valor agregado”, avaliou.
A empreitada contou com seis empresas dos setores de carnes de suínos (Adeel Alimentos, Nutrili Alimentos e Saudali Alimentos) pela ASEMG e aves convidadas da AVIMIG . A missão teve o objetivo de desenvolvimento de negócios entre empresas de ambos os países por meio do fomento da abertura de novos mercados para as empresas mineiras. “A missão vai de encontro ao trabalho de inteligência comercial e prospecção de mercados realizado pela DIPEX (Diretoria de Promoção de Exportações), que direciona a política estadual de promoção de exportações amparada em dois pilares: a diversificação de pauta exportadora e de destinos de exportação de nossos produtos” comentou Marcello Faria, diretor de Promoção de Exportações da SEDE/MG.
A incursão ao país vizinho nasceu do Seminário de Exportações para a Carne Suína, realizado de forma on-line em novembro de 2021, pela ASEMG em conjunto com a SEDE e a SEAPA, onde foi percebido a possibilidade de estreitamento de laços comerciais e de negócios importantes para ambos os países. “Entendemos que a ampliação das exportações de carne suína mineira é de suma importância para o bom andamento do mercado de compra e venda de suínos do nosso Estado, por isso nos empenhamos em dividir informação com as indústrias a respeito de diversas praças, durante o Seminário, e ao percebermos as reais oportunidades de negócio com a Argentina trabalhamos fortemente para que essa missão se tornasse uma realidade e estamos muito felizes com as perspectivas de novos negócios com o país vizinho” disse Bianca Costa, gerente executiva da ASEMG.
As ações preparatórias envolveram a realização de seminários de qualificação, realizados em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da Embaixada em Buenos Aires, e também o Ministério da Agricultura por meio da Adidância Agrícola do Brasil em Buenos Aires.
O primeiro dia de atividades da Missão foi voltado para a realização de rodadas de negócios entre as empresas mineiras integrantes da comitiva e importadores argentinos, dentre os quais destacam-se distribuidores, importadores especializados e redes de supermercados.
As rodadas de negócios aconteceram dentro da Embaixada do Brasil em Buenos Aires com uma média de 14 reuniões por empresa mineira. No segundo dia, no período da manhã, foi realizado um seminário de potencialidades de exportação do estado de Minas Gerais para o mercado argentino. O evento foi voltado a entidades de classe argentinas que concentram um grande número de empresas importadoras e possuem grande capacidade de influência junto a parceiros estratégicos.
Na ocasião, cada empresa e entidade participante da comitiva teve a oportunidade de se apresentar e falar um pouco de sua atuação e, no caso das indústrias, também sobre seus produtos. “Eu, particularmente, achei a missão sensacional! Conhecer pessoas que já estão nesse processo, que foram responsáveis para que todas as reuniões acontecessem em seus devidos horários e tornando a missão muito bem organizada. Nós da Adeel, saímos com ótimas expectativas, os argentinos estão descobrindo a carne suína, e na missão, tivemos a oportunidade de conversar com mais de 15 empresas que desejam trabalhar mais com nossa carne”, disse Gabriel Palotti, diretor Adeel.
No período da tarde, foi realizada uma visita técnica a um dos maiores grupos de varejo com atuação no mercado argentino, a rede Jumbo. O encontro serviu ao propósito para as empresas conversarem com um grande distribuidor sobre o processo de importação em larga escala, e quais são requisitos específicos aplicados pelas autoridades argentinas no processo.
Esta visita também teve como objetivo de as empresas mineiras conhecerem como se dá a comercialização final dos produtos nas gôndolas dos supermercados, e a política de preços e cortes. “A missão foi muito boa e nos permitiu possibilidade de grandes negócios, pois nos permitiu ver o quanto devemos focar na Argentina. A Nutrili está passando por um processo de expansão, estamos, juntos ao Ministério da Agricultura, em busca da aprovação da habilitação para exportação, e por esse motivo, a missão e os contatos realizados vieram a calhar e foram muito importantes para a empresa” disse Carlos Lana Júnior, consultor da Nutrili.
Ao final do dia, o Diretor de Promoção de Exportações da SEDE, Marcello Faria, o Subsecretário de Economia Agrícola da SEAPA, João Ricardo Albanez, a Gerente Executiva da ASEMG, Bianca Costa e a Analista de Inteligência de Mercado da ABPA, Laiz Foltran; foram recebidos pelo Ministro Maurício Fávero da Embaixada do Brasil em Buenos Aires para uma reunião a respeito do balanço da missão, e a perspectiva de expansão e continuidade das atividades.
Os números ainda estão sendo apurados, mas há expectativa dos negócios que serão desenvolvidos ao longo do ano a partir das tratativas iniciadas na missão são extremamente positiva “Está missão nos proporcionou a possibilidade de contatos importantes, pois são contatos para a realização de trabalhos futuros. Saímos da missão com expectativas de concretizar negócios na Argentina em breve.” afirmou Adriano Pacheco, diretor comercial do Saudali.