GRANJAS DO CENTRO-OESTE DE MINAS RECEBEM CERTIFICADO DE QUALIDADE TOTAL RURAL

Na última terça-feira (09), cerca de 100 participantes dentre produtores e colaboradores de granjas do Centro-Oeste de Minas estiveram reunidos na sede do Sindicato Rural de Pará de Minas para receberem o certificado do Programa de Qualidade Total Rural (QT Rural).  O Programa aconteceu por uma iniciativa do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) realizado na região através da soma de esforços da  Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação dos  Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg), Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran), Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas (Cooperoeste), ABC Supermercados, Adeel Alimentos, Arapé Agroindústria e Sebrae Minas e contou com o apoio do Sindicato Rural de Pará de Minas e Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam).
O programa de Qualidade Total Rural possibilita aos proprietários rurais a auto implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com o uso de ferramentas para a melhoria dos seus processos, possibilitando melhoria na gestão do seu negócio. “Além do crescimento profissional de cada um dos participantes, todos nós ganhamos com a convivência e troca de experiências durante o curso”, contou Leonardo Leite, instrutor do programa e Dr. em Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
“Foram 12 meses de muito aprendizado  que colocados em prática levam melhorias diretas ao nosso negócio. Foi muito proveitosa a participação no curso” comentou o empresário rural Vinícius Calixto.
Durante a cerimônia os presentes puderam conhecer sobre um programa que promete ser divisor de águas entre nos negócios, o Programa de Gestão Avançado da Suinocultura (PGA). “Todo o trabalho na parte zootécnica tem que ser coroado com mais dinheiro no bolso, senão não há sentido em continuar. O produtor precisa saber o quanto se tem investido na suinocultura e saber gerenciar bem esse montante de dinheiro. O Sebrae junto com os parceiros Cogran e Cooperoeste se unem para trazer mais este curso para que os produtores do Centro-Oeste de Minas possam controlar melhor os seus indicadores financeiros para que atinjam  o objetivo de todo empresário que é o lucro”,  disse Christiano Nascif, coordenador do PGA.
O evento também contou com uma homenagem aos senhores Osvaldo Gomes Martins e Geraldo Xavier de Faria, homens que muito fizeram pela suinocultura e que nos deixaram no ano de 2012. “Apesar do sentimento de ausência e de dor, as famílias não se deixaram abater e deram continuidade ao legado dos mesmos, prova disso é  o recebimento do certificado do QT Rural de ambas as granjas”, comentou Carlos Alberto Santos, coordenador de suprimentos da Cogran.
 
Encerrando a cerimônia os presentes participaram de um delicioso churrasco.
Confira mais imagens do evento através do link: https://www.asemg.com.br/fotos/
Fonte: Assessoria de Comunicação Asemg