Através de uma parceria entre o Governo de Minas, por meio da Diretoria de Promoção de Exportações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) nasceu a primeira missão comercial internacional capitaneada por um governo. A mesma contou com a participação de frigoríficos mineiros capitaneados por suinocultores (Adeel Alimentos, Nutrili Alimentos e Saudali Alimentos) e avicultores (Avivar, Pif Paf, Rivelli) estes últimos convidados através de parceria com a Associação dos Avicultores de Minas Gerais (AVIMIG).
A Missão ocorreu em formato de rodadas, por meio de 88 reuniões de negócios, no intervalo de dois dias (16 e 17/5), na sede da Embaixada do Brasil em Buenos Aires, um marco em termos de celeridade, otimização e aproveitamento de oportunidades. “Entendemos que a ampliação das exportações de carne suína mineira é de suma importância para o bom andamento do mercado de compra e venda de suínos do nosso Estado, daí o nosso empenho para a criação desta oportunidade para as indústrias mineiras e alegria na apuração nas perspectivas de negócios” disse Bianca Costa, gerente executiva e uma das idealizadoras da missão.
Os negócios prospectados durante a missão comercial que aconteceu em Buenos Aires, na Argentina estão estimados na casa dos US$ 12,8 milhões para os setores de aves e carnes suínas no estado. O valor, que simboliza o melhor resultado da série histórica de exportações de produtos desses setores para o país vizinho, poderá ser alcançado, nos próximos meses, em exportações de produtos mineiros para os argentinos. “Os números falam por si só, esta nossa primeira missão comercial internacional foi um sucesso. Entendemos que caso estas perspectivas se concretizem, nos próximos meses perceberemos uma possível uma diminuição de oferta de suínos em Minas e poderemos considerar uma abertura de mercado para o país vizinho” disse João Carlos Bretas Leite, presidente da ASEMG.
“Missões comerciais reforçam a cooperação e o relacionamento do sistema econômico do Governo de Minas e têm o intuito de incluir o estado na rota dos investimentos estrangeiros. Estamos dando um grande passo para a atração cada vez maior de desenvolvimento, investimento e promoção à abertura do mercado mineiro para o mundo. Ações como essas trazem como resultado a diversificação da nossa economia e, consequentemente, geram mais oportunidade de emprego e renda para os mineiros”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.
De acordo com o diretor de Promoção de Exportações (Dipex), Marcello Faria, que esteve em Buenos Aires, representando a Sede-MG, a missão comercial contou com a prospecção de mercados com base na política estadual de promoção de exportações amparada no pilar da diversificação da pauta exportadora e de destinos de exportação dos produtos. “Trabalhamos, desde novembro de 2021, em um processo estratégico para a entrada no mercado argentino, identificando oportunidades a serem exploradas. Sendo assim, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por meio da Embaixada em Buenos Aires, em parceria com o Ministério da Agricultura, por meio de Adido Agrícola do Brasil em Buenos Aires, desenvolveu ações preparatórias, no intuito de realizar pelo menos dois seminários de qualificação”, afirmou Marcello Faria.