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PNDS EM MINAS: SAUDALI PROMOVE CAMPANHA DE MARKETING EM SUPERMERCADOS DE PONTE NOVA E INCREMENTA ATÉ 30% NO CONSUMO DA CARNE

Degustação de produtos e informação marcam a campanha

Entre os dias 12/04 e 13/05 o frigorífico Saudali realizou, via Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), projeto que acontece no Vale do Piranga através de esforços conjuntos da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), Sebrae Minas e Frigorífico Saudali , ações de merchandising e degustação de produtos em 4 supermercados de Ponte Nova. “Mostrar ao consumidor que além de saborosa a carne suína é uma proteína saudável e que pode se apresentar de forma porcionada e prática faz com que conquistemos incremento de consumo, daí a importância de ações como esta” explicou João Bosco Martins de Abreu.
A ação contou com a inserção de peças de merchandising nos pontos de vendas, alterando assim a apresentação da carne suína e deixando o produto mais atrativo ao consumidor.  Na oportunidade os consumidores puderam experimentar os produtos e conhecer mais a respeito da proteína suína, a carne mais consumida do mundo. “Acredito que é preciso atuar fortemente no processo de educação e sensibilização do consumidor sobre o nosso produto. É fundamental a apresentação das variedades de cortes e os inúmeros pratos que podem ser realizados com a carne suína. É importante ações como esta campanha para divulgarmos e desmistificarmos a proteína. As peças publicitárias ficaram atrativas e com as informações bem claras para estimular as vendas”  comentou Fernando César Soares,  presidente da Assuvap.
As degustações dos produtos Saudali  ocorrem todos os dias em horários diversos e os resultados puderam ser percebidos de imediato. “No período de intervenção da campanha foram apurados resultados bastante positivos, sendo: incremento de 30% nas vendas no supermercado Leve Mais , de 15 a 20 % no Supermercado Poupy e entre 10 a 15% no supermercado Bahamas. Ou seja, tivemos um resultado favorável nas vendas e na visibilidade  da carne suína nesses dias de degustação o que com certeza  nos trará resultados futuros” comentou Weber Vaz, diretor comercial do Saudali
Para João Bretas Leite, diretor financeiro da Assuvap, a campanha não é uma ação isolada. “Mais do que aumentar o consumo imediato, esta campanha contribui para o desenvolvimento dos três pilares da cadeia suinícola: produção, industrialização e comercialização. Uma vez que o consumidor informado consome mais, consequentemente aumentam as vendas no atacado e varejo. Sem dúvida esta ação foi muito importante para divulgação da carne suína in natura” explicou.
A mudança visual das lojas participantes da ação foi grande e gerou comentários por partes dos consumidores. “Alguns consumidores chegaram a nos parabenizar pela mudança em nossos açougues. Disseram que ficou muito mais fácil escolher os produtos, o que gera mais confiança na sua comercialização, uma vez que as peças de divulgação deixam o ambiente mais bonito e ordenado” disse José Geraldo Lopes,  gerente do Supermercado Poupy.
“Ficou muito melhor essa visibilidade dos produtos, essas peças chamam mais nossa atenção e nos dão mais vontade de comprar. Com este livrinho de receitas vou aproveitar e melhorar meus dotes culinários. Há pratos que eu não sabia que poderiam ser feitos a base de carne suína. Vou apresentar a toda família”, comentou a consumidora Ana Paula Timóteo.
De acordo com Wilson José Leal de Almeida, gerente do Supermercado Leve +, o consumo da carne suína tem crescido e ações como essa são primordiais para impulsionar ainda mais este incremento. “É importante trabalhar nessa quebra de paradigma sobre a carne suína, ainda mais em nossa região que possui uma importante relevância no setor. O avanço do produto está explícito, a cada dia verificamos este fato pelas vendas que aumentam cada vez mais. Ficamos satisfeitos com esta campanha e nos colocamos à disposição para futuras” explica.
“Fiquei surpreso ao receber este folheto informativo. Não sabia que a carne suína registra fatores de colesterol e gordura inferiores aos das outras carnes. Cresci ouvindo minha mãe falar vários mitos sobre seu consumo. Sempre gostei muito, mas evitava comer por causa das informações incorretas que tinha. Agora informado, vou correr atrás do tempo perdido. Carne suína de segunda a segunda em minha mesa”  contou o consumidor Alonso Caríssimo.
Segundo a consumidora Maria Lúcia Carneiro, o sabor da carne suína sempre foi um atrativo.“Já invento e reinvento vários pratos com a carne suína há anos. Em minha casa, todos gostam de cozinhar e sempre demos preferência pela carne suína por causa do seu sabor. Além disso, sempre tive boas informações dos meus filhos que são da área da saúde. O que eles aprendiam na sala de aula, expandiam em buscas na internet e me falavam para que não houvesse dúvidas.”
De acordo com o gerente do supermercado Bahamas, Áureo do Carmo Albergaria, foi de encontrou às necessidades do consumidor. “Esta campanha foi de grande importância para nosso estabelecimento. O consumidor dos dias atuais não quer levar para casa uma peça grande, é necessário oferecer cortes que encham seus olhos. Ações com informações nutricionais, degustação e aprimoramento da visibilidade dos produtos agregam valor à carne suína e aquecem nossas vendas”  explicou o gerente.
Fonte: Assessoria de Comunicação Asemg com informações da Assuvap