fbpx

PRODUÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DE BIOGÁS PODE GERAR LUCRO EXTRA AOS SUINOCULTORES MINEIROS

Apostar na sustentabilidade para aumentar os lucros sem agredir o meio ambiente é a proposta feita pelo Sebrae Minas. “Agradecemos ao parceiro Sebrae, a possibilidade de tornar a suinocultura mineira cada vez mais moderna e eficaz” disse Antônio Ferraz, presidente da entidade de classe.
O projeto irá levar maior sustentabilidade e economia direta aos suinocultores mineiros que já possuem biodigestores instalados em suas propriedades. “O objetivo é fazer com que os empresários rurais consigam aproveitar da melhor forma possível os gases produzidos em seus biodigestores, que muitas vezes não chegam a ser utilizados. De acordo com a capacidade de cada granja será indicada a montagem de uma matriz para produção de energia. Dessa forma, o empreendimento conseguirá produzir energia de forma que consiga reduzir seu custo com a concessionária ou até  mesmo vender energia excedente para a mesma, assim sendo o ganho será imediato “explicou Fabiana Vilela , analista do Sebrae/MG.
Para tanto, foi desenvolvido módulos de trabalho onde o produtor interessado poderá escolher a opção que mais se encaixa à sua realidade, são elas:
1) Elaboração de modelo para geração de energia elétrica;
2) Elaboração de modelo para co geração de energia elétrica;
3) Elaboração de modelo para tri geração de energia elétrica.
4) Consultoria técnica para avaliação do biodigestor e intervenção técnica, quando necessária. Acompanhamento durante 1 ano da evolução do planejamento.
Em princípio o valor aplicado nesta ação pelo parceiro  Sebrae/MG é de  R$ 300.000,00 (sendo que deste valor, 20% deve ser pago pelo produtor rural, ou seja, R$ 60.000,00 serão divididos entre os produtores que participarão). “Acreditamos que este seja um caminho para a melhoria da sustentabilidade nas granjas e uma oportunidade ímpar do empresário rural tornar o seu negócio mais lucrativo. Válido lembrar que o investimento do Sebrae será  aplicado exclusivamente nas consultorias, tendo em vista que não podemos subsidiar nenhum valor de aquisição de equipamentos, obras e afins” explicou Fernando Machado Ataíde, analista do Sebrae.
“Convido  aos produtores de Minas Gerais a potencializarem a sua geração de energia e com isto reduzir os custos de seus negócios através da adesão a este projeto. Os interessados devem passar seus dados para a ASEMG, pois as vagas são limitadas. Estes serão convocados a participarem de uma reunião na sede da Asemg no dia 10 de abril às 14h00 para discutirem  junto com os consultores técnicos do projeto qual o melhor modelo de trabalho a ser realizado de acordo com realidade do seu negócio” explicou e convidou o diretor de Meio Ambiente da Asemg, Manoel Teixeira Lopes.

Prazo para adesão: 28 de março. Informações : (31) 3371-1580 /  asemg@asemg.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação Asemg