Entre os dias 24 e 26 de Julho, cerca de 100 pessoas entre profissionais de casas de carnes, bares, restaurantes e produtores participaram dos cursos de capacitação em cortes suínos com o mestre açougueiro Daniel Furtado. Os cursos aconteceram como parte do plano de ações do Projeto Nacional de desenvolvimento da Suinocultura, que acontece na região através da união de esforços da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran), Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas (Cooperoeste), ABC Supermercados, Adeel Alimentos, Arapé Agroindústria e Sebrae Minas e conta com o apoio do Sindicato Rural de Pará de Minas, Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam) e Qualy Carnes.
Os cursos ocorreram no Sindicato Rural de Pará de Minas em horários especiais sendo das 16h00 às 19h00 e das 19h00 às 22h00. “Trabalhamos em horários diferenciados para que pudéssemos levar profissionais de diferentes segmentos sem influenciarmos em seus horários de trabalho, assim alcançamos nossos objetivos e conseguimos capacitar de forma efetiva cerca de 100 pessoas” explicou Geraldo Magela Martins, gerente de açougue da Qualy Carnes.
Para a veterinária da Cooperoeste Aline Moreira, o curso foi importante para difundir ainda mais os cortes suínos e suas formas de apresentação. “O Centro-Oeste de Minas Gerais é uma região de grande prestígio na área da suinocultura, assim sendo é de grande importância informarmos aos profissionais ligados ao ramo sobre os diversos cortes que podem ser retirados de uma carcaça suína” comentou a veterinária.
O curso garante aos participantes conhecimentos que podem ser o grande diferencial no cotidiano dos profissionais de açougue, bares e restaurantes. “A princípio o foco do curso era para os profissionais das casas de carnes, mas houve muita demanda por parte do segmento de bares e restaurantes, além de diversos produtores que quiseram também participar, o que tornou ainda mais rico o nosso curso”, explicou a gerente executiva da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais , Sabrina Cardoso.
Fonte: Assessoria de Comunicação