2ª5ª COMPLETA UM ANO COM PORCO NO ROLETE, MÚSICA SERTANEJA E PALESTRA SOBRE NUTRIÇÃO

No último dia 08, suinocultores e participantes do setor estiveram reunidos na sede da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) para participarem de mais uma edição do projeto 2ª5ª Especial, que comemorou um ano e tem por objetivo levar conhecimento e confraternização aos produtores mineiros. “O projeto tem conseguido atingir suas metas, a captação de conhecimentos, o intercâmbio de ideias e a confraternização entre os produtores têm deixado a cadeia cada vez mais unida”, disse Dásio Pinheiro, diretor de eventos da Asemg.
O evento contou com o patrocínio da Vaccinar, Saúde Animal, que cedeu seu gerente de Nutrição de suínos, veterinário formado pela Universidade Federal do Estado de Minas Gerais (UFMG) com mestrado em mestrado em zootecnia – área de concentração: Nutrição Animal pela Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte / MG, Gabriel Salum para falar sobre Eficiência na Nutrição de Leitões – Oportunidades  de Um Programa Nutricional de Alta Definição. “Considerando-se a grande competitividade do setor e o grande impacto da nutrição sobre os custos de produção suinícola, torna-se fundamental a utilização de ferramentas que possibilitem a implantação de um conceito de nutrição de alta definição. A fase de creche é especialmente importante e, apesar de representar um pequeno volume das rações produzidas em uma granja, está diretamente ligada à eficiência nas engordas, que é dependente de uma boa preparação do leitão” explicou o palestrante.
Para o suinocultor e diretor de meio ambiente da Asemg, Manoel Teixeira Lopes, quanto mais tecnologia utilizada na suinocultura, melhores os resultados.  “Há mais de 20 anos, época em que a suinocultura passava por uma grande transformação, tanto no Brasil  como no exterior,  visitei os Estados Unidos e lá conheci uma fábrica de onde era produzida uma ração especial para suínos jovens denominada ração micropelitizadas  que tinha por objetivo maior aproveitamento dos animais. Demorou muito para a indústria brasileira produzir este material, que eu tenho utilizado e percebido uma redução de custos da ordem de 6 a 8% e ainda uma melhoria na saída da creche para uma recria e terminação mais vigorosa. Assim sendo indico aos colegas a utilização desse tipo de material na criação de seus animais”, contou o diretor.
Durante a confraternização da 2ª5ª os suinocultores  Leone Modesto Valadares e José Arnaldo Cardoso Penna além do representante da Vaccinar, Daniel Tavares Gomes, foram surpreendidos com  a comemoração de seus aniversários. “Não poderíamos deixar passar em branco o aniversário de pessoas tão especiais. Leone, um parceiro que há anos faz parte do nosso setor e sempre esteve perto de nossa entidade, José Arnaldo um dos produtores mais atuante politicamente em nossa cadeia e o Daniel, um parceiro de todas as horas, sempre presente impulsionando nossa atividade”, comentou o presidente da Asemg, Dr. Antônio Ferraz.
A 2ª5ª deste mês contou ainda com a presença do Deputado Glycon Franco, presidente da Frente Parlamentar da Suinocultura Mineira, que esteve na sede da Asemg para debater  a inclusão do preço semanal definido na Bolsa de Suínos de Minas Gerais como balizador do preço da pauta de suínos no Estado, tema colocado em discussão com a Secretaria da Fazenda no mesmo dia, através de uma reunião que contou com a presença de produtores e representantes da secretaria.
Fonte: Assessoria de Comunicação Asemg