2ª5ª ESPECIAL CONVIDA PRODUTORES A TRATAREM DO TEMA: EFICIÊNCIA NA NUTRIÇÃO DE LEITÕES

No dia 08/08 suinocultores de todo o Estado estarão reunidos na sede da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) para mais uma edição do projeto 2ª5ª Especial, que completa um ano no mês de agosto, para discutirem a Eficiência na Nutrição de Leitões – Oportunidades de Um Programa Nutricional de Alta Definição. “Destaco que o assunto é muito relevante na busca por melhor produtividade e consequente menor custo de produção, principalmente em momentos onde as margens do negócio são tão justas”,contou  Márcio Cota,  diretor técnico da Asemg.
O evento ocorre à partir das 15h00 na sede da entidade mineira e terá como palestrante o  médico veterinário com mestrado   em Zootecnia – Área de concentração: Nutrição de Suínos pela mesma instituição, Gabriel Salum. “Recomendações nutricionais para suínos podem ser encontradas em várias referências nacionais e internacionais, as quais podem e devem ser utilizadas como guias. Contudo, variações relativamente amplas podem existir na literatura por diversas razões, podendo comprometer a eficiência dos programas nutricionais propostos. Diferentes fatores contribuem para mudanças no perfil de consumo e metabolismo dos animais, por isso, além de genótipos, outras variáveis devem ser levadas em consideração. Idade ao desmame, categoria animal, status sanitário, ambiência, utilização de aditivos, concentração de energia, nível proteico e forma física da ração são alguns dos fatores que contribuem para as variações observadas, alterando substancialmente o desenho das dietas para leitões e sobre isso trataremos durante a palestra”,comentou o médico veterinário.
A edição comemorativa de um ano do projeto 2ª5ª Especial  conta com o apoio da Vaccinar, Nutrição e  Saúde Animal. “É  com muito orgulho que comemoramos os primeiros 12 dos muitos meses que ainda estão por vir. Este é um evento que existe para unir a cadeia suinícola e levar informações relevantes ao suinocultores, temos conseguido cumprir com o nosso objetivo e a presença de cada um dos suinocultores mineiros é peça fundamental para o sucesso do evento. Aguardo a todos vocês para comemorarmos a data, aumentarmos nossos  conhecimentos  e nos confraternizarmos”, convidou o presidente da Asemg, Dr. Antônio Ferraz.
Fonte: Assessoria de Comunicação Asemg