Hoje a Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg) completa 42 anos de muito trabalho e desenvolvimento. “São mais de 4 décadas de dedicação de homens e mulheres em prol da suinocultura em nosso Estado. Muitos foram os momentos difíceis mas também muitas foram as vitórias e a profissionalização no setor. Por tudo isso agradecemos aos associados, a todos os dirigentes que doaram seu tempo e investiram dedicação para o crescimento do setor além da sempre dedicada equipe de colaboradores, parceiros dos pólos produtores, demais entidades de todo o país e nossa entidade mãe a ABCS”, comentou Dr. Antônio Ferraz, presidente da Asemg.
Comemorando a data de hoje, a entidade apresenta o Dia da Carne Suína Mineira, instituído pela Lei 21.125, publicada em 4 de janeiro de 2014, uma conquista conjunta com a Frente Parlamentar da Suinocultura Mineira. “Através da nossa Frente Parlamentar da Suinocultura Mineira conseguimos instituir uma data em homenagem ao nosso setor, que tanto contribui para o PIB e culinária de Minas Gerais. Um dos indicadores da participação do setor no agronegócio é o Valor Bruto da Produção (VBP), que deve alcançar em 2014 a cifra de R$ 1,2 bilhão. O VBP é o resultado da multiplicação do volume de produção pela cotação média do produto”, explicou o vice-presidente da Asemg José Arnaldo Cardoso Penna.
Além das vitórias políticas, união do setor e do grande desenvolvimento técnico da suinocultura que houve nos últimos 42 anos, a Asemg comemora também a inclusão da proteína em um dos mais renomados festivaisgastronômicos do país, o Brasil Sabor, lançado ontem em Belo Horizonte. “Mais de 30% dos restaurantes participantes do Brasil Sabor em Minas Gerais optaram por trabalharem com pratos à base de carne suína. Isso muito nos orgulha, além de nos mostrar que o relacionamento da Asemg com entidades como Abrasel têm surtido grande efeito na cadeia. Outro ponto que não pode deixar de ser mencionado é o PNDS que é um dos grandes responsáveis pela quebra de paradigmas em relação à nossa carne”, disse Dásio Pinheiro, diretor de eventos da Asemg.
Além de tonrar-se vedete de um dos maiores festivais gastronômicos do país, a carne suína também foi tema de diversas matérias jornalísticas que trataram do aniversário da Asemg e do Dia da Carne Suína Mineira, como por exemplo o Diário do Comércio, CBN, Band News, entre outros. Confira as matérias clicando nos links: Agrolink, Canal do Produtor, Diário do Comércio, Jornal de Varginha, Página Rural, Porkworld, Portal de Agronegócio, Suinocultura Industrial, SEAPA
Fonte: Assessoria de Comunicação Asemg