Entidade trabalha na defesa dos interesses dos suinocultores associados frente a este cenário
Na manhã da sexta-feira (21), a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) esteve presente em um importante encontro sobre o Plano ABC+ MG, programa do Governe Federal que visa promover a agricultura de baixa emissão de carbono, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e a representação ativa dos interesses dos suinocultores mineiros uma vez que a entidade possui cadeira cativa do Plano Gestor sobre o tema no que tange a Minas Gerais e trabalha em busca dos interesses de seus associados.
A reunião abordou estratégias para uma agropecuária mais sustentável e resiliente. Durante o evento, foram discutidos temas essenciais para a cadeia produtiva de suínos, como adaptação às mudanças climáticas além de linhas de crédito para financiamento de tecnologias sustentáveis.
Dentre os destaques da pauta, o Superintendente de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais, Evaldo Luis Cardoso, apresentou o Plano Setorial de Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária de Minas Gerais. Essa iniciativa visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e melhorar a eficiência no uso de recursos naturais, aspectos diretamente ligados à sustentabilidade da suinocultura.
“A presença ativa da ASEMG nesse encontro reforça seu compromisso em garantir que os suinocultores tenham voz ativa na formulação de políticas públicas e no acesso a incentivos que impulsionam a produção suinícola de forma responsável e inovadora. Continuaremos trabalhando para que nossos associados sejam beneficiados com as melhores condições e oportunidades dentro do Plano ABC+, garantindo a sustentabilidade e competitividade do setor além de termos certeza que não serão impostas regras e medidas desfavoráveis ao setor.” explicou Bianca Costa, gerente executiva da ASEMG e responsável pela cadeira neste Comitê.