fbpx

CENTRO-OESTE DE MINAS FORMA PRIMEIRA TURMA DE PROGRAMA DE QUALIDADE TOTAL RURAL DO SEBRAE

Suinocultores e gerentes de granjas da região Centro-Oeste de Minas, encerram  no dia 09/07 as atividades do Programa Sebrae de Qualidade Total Rural (QT Rural). O QT Rural aconteceu por uma iniciativa do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) realizado na região através da soma de esforços da  Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação dos  Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran), Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas (Cooperoeste), ABC Supermercados, Adeel Alimentos, Arapé Agroindústria e Sebrae Minas e conta com o apoio do Sindicato Rural de Pará de Minas e Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam). O programa de Qualidade Total Rural possibilita aos proprietários rurais a auto implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com o uso de ferramentas para a melhoria dos seus processos, possibilitando melhoria na gestão do seu negócio. Durante este um ano de trabalho junto aos produtores do Centro-Oeste percebi uma grande interatividade entre todos os participantes, além de grande evolução no modo de trabalho das granjas”, contou Leonardo Leite, instrutor do programa e Dr. em Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.
As reuniões teóricas ocorreram na sede do Sindicato Rural de Pará de Minas  e as instrutorias práticas, nas granjas participantes do programa.  Para esta primeira turma o QT Rural contou com a participação de 26 pessoas que representaram 13 granjas da região. “Participar do Programa é o primeiro passo para encurtar os caminhos em uma tomada de decisão correta em nosso negócio, daí a sua importância” comentou o produtor Fábio Paixão.
Segundo Carlos Alberto Santos,  coordenador de suprimentos da Cogran, o curso foi bastante interessante para toda a cadeia. “Percebemos a evolução e profissionalização dos participantes desta turma do QT Rural além de ouvirmos apenas comentários positivos de todos os envolvidos no processo. Esperamos que nossa região possa, em breve, contar com outras iniciativas como esta. Em nome de todos agradeços aos consultores do Sebrae MG Leonardo Leite e Lisianny Marinho”.
A primeira turma do Programa  Sebrae de Qualidade Total Rural contou com a participação de proprietários e colaboradores de 13 granjas que acreditaram que o conhecimento é a chave para a melhoria dos seus negócios. São elas: Arapé Agroindústria, representada por Roberto Magnabosco, Selmo Rodrigues e Matheus Sardenberg; Granja Ponte de Tábua, representada por João Bosco Martins de Abreu e Daniel Abreu; Fazenda Mourão representada por  Karine Xavier Faria, Dorgival José Pereira e Amanda Martins Oliveira; Frosvan, representada por Fábio Paixão e Wagner Luis Curvelo; Granja Panorama, representada por Vinícius Calixto , Adilson Hortêncio e Silvano Luciano Araújo; Estância Santa Terezinha, representada por José Maria Assunção, José Raimundo e Lygia Grazielle do Carmo Silva; Fazenda Amescla, representada por Messias Nazareno Peixoto e Luiz Gustavo Peixoto; Granja São Geraldo representada por Breno José Barbosa, Itamar dos Passos de Souza, Eurípedes Correia Neto e Hugo Fragola Barbosa; Fazenda Rancho R4, representada por Márcio Francisco Bahia, Elias de Paula Alves e Márcio de Sales Silva Reis; Granja Pôr do Sol, representada por Luiz Gustavo dos Santos Teles, Edmilson Gomes Carvalho e Flávio José Abreu David; Granja Ponte Alta, representada por Rodrigo Márcio da Silva e Clemente Rocha;  Granja Santa Bárbara representada por Ana Lucia Silveira Gomes e Franceliana Lemos e Valdeci Ferreira da Silva e Fazenda Pau Preto, representada por Raquel  Lopes Duarte, Jucelino Henrique, Joana Darc Henrique.
No decorrer do curso, a suinocultura mineira perdeu dois grandes homens, os senhores Geraldo Xavier e Osvaldo José Gomes, que serão homenageados durante a cerimônia de encerramento do projeto.
Confira momentos do curso na galeria de fotos: www.asemg.com.br/fotos/
Fonte: Assessoria de Comunicação Asemg