fbpx

COMITÊ ESTADUAL DE SANIDADE SUÍDEA DE MINAS GERAIS (COESUI) REALIZA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA

 

Nesta quarta-feira (04) o Comitê Estadual de Sanidade Suína (COESUI/MG) se reuniu para reunião extraordinária, que foi realizada de forma remota. A mesma se dividiu em três momentos, onde iniciou com a abertura do presidente do comitê Fernando Araújo “Gostaria de agradecer a presença de todos, dos nossos palestrantes, da ABCS, da UFMG e do IMA. Hoje temos especialistas comentando sobre assuntos importantíssimos para nossa cadeia suinícola”, iniciou o presidente.  

 

Em seguimento, a representante da Associação Brasileira de Criadores de Suíno (ABCS),  Nina Machado, fez uma detalhada apresentação do status da 2ª Fase de Campanha Vacinação de PSC em Alagoas “Conseguimos mobilizar muitas pessoas do setor e trabalhar em Alagoas em três regiões: Sertão Alagoano com 26.777 animais cadastrados, Agreste Alagoano com 34.425 animais cadastrados e Leste alagoano com 27.360 animais cadastrados. Nesta segunda etapa foi muito importante, realizamos um duro mas gratificante trabalho, seguimos com boas expectativas para a vacinação das próximas etapas”, afirmou Nina. 

 

Em seguida, o Dr. Rodrigo Silva, Médico Veterinário e professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), fez uma palestra a respeito da resistência antibacteriana e Clostridium difficile em suínos, o professor esclareceu as dúvidas e curiosidades a respeito da nova bactéria.  “É preciso divulgar para a população que o risco de contaminação é quase inexistente, uma vez que, o contato direto ou consumo direto da carne suína é muito baixo”, disse ele. 

A terceira pauta do dia foi apresentada pela Dra. Júnia Mafra, Médica Veterinária e coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Suídea do Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, o qual expôs os dados de 2022 de abate de suínos e matrizes em Minas Gerais “A função do IMA é exercer a defesa sanitária animal e vegetal, a inspiração e a certificação de produtos, todos os dados foram retirados do fundo de defesa sanitária. Nos três primeiros meses do ano de 2022, foram registrados 20.733 abates de matrizes, 29.516 GTAS total e 2.820.998 suínos”, apresentou a coordenadora.