Confira a matéria do Jornal O Tempo sobre a exposição de suínos em pontos turísticos na capital mineira.
Circuito Aproxima promove exposição ao ar livre na Savassi
Nova edição do circuito Aproxima promove esculturas feitas com lama de rejeito de minério e que são assinadas por diferentes artistas mineiros
A terceira edição do Circuito Aproxima, que neste ano terá a participação de cerca de 40 estabelecimentos gastronômicos, dentre bares, restaurantes, pizzarias, hamburguerias, quitandas e cafeterias, está em fase final dos preparativos para sua realização, que acontece entre os dias 17 de junho e 10 de julho. Nesta edição, os participantes – das regiões da Savassi, Lourdes, Pampulha e Belvedere/Seis Pistas, além do Mercado Central – foram convidados a desenvolver um prato especial utilizando a carne suína.
Segundo o idealizador do Projeto Aproxima, Eduardo Maya, “a escolha do ingrediente se deu por entendermos a relevância da carne suína na cultura gastronômica mineira, e nesse processo surgiu o desejo de expandir as ações do Circuito Aproxima a uma maior intervenção cultural”. E no bojo destas ações foi desenvolvido o projeto “Porcos de Minas”, que consistiu na confecção de 10 porcos à base de lama de rejeito de minério, medindo aproximadamente 1,50m de largura x 0,70m de altura, pesando cerca de 300kg e que foram pintados por 10 artistas plásticos do Arruda’s Atelier Urbano.
Assim como o evento Cow Parade, que já foi realizado em BH, os charmosos “porcos de rejeito de minério” entram em cena simbolizando simultaneamente os três focos do Circuito Aproxima: a Gastronomia, em função de a carne suína ser o “carro chefe” de todos os pratos dos participantes do Circuito; o ambiental/ecológico, pela transformação do rejeito de minério em objeto de arte; e o artístico propriamente dito, ao ter as peças “Porcos de Minas” pintadas por vários artistas. Os simpáticos “porcos de rejeito” estão expostos na Praça da Savassi e, durante a realização do Circuito Aproxima, serão levados para alguns dos estabelecimentos participantes, onde também ficarão expostos.
Fonte: Jornal O Tempo
Patrocínio: ASEMG, AFRIG, SINDUSCARNE, SAUDALI, ASSUVAP E SEBRAE