fbpx

CONFRARIA DO PORCO CAPACITA BARES E RESTAURANTE DE TIRADENTES PARA SUA 26ª EDIÇÃO DO FESTIVAL CULTURA E GASTRONOMIA

Nesta última segunda-feira (7), aconteceu a 7ª edição Confraria do Porco, uma edição especial na cidade de Tiradentes teve como objetivo a capacitação dos chefs e donos de bares e restaurantes para o maior e mais importantes festivais de gastronomia do país, o 26ª Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

O evento foi realizado pela Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), em parceria com suas afiliadas, ASSUICOM, COGRAN e COOPEROESTE, bem como entidades locais.O projeto aconteceu em um dos espaços mais tradicionais da cidade o Restaurante Padre Toledo.

O evento teve início com mais de 30 estabelecimentos representantes do food service da cidade atentos aos ensinamentos do especialista em carne suína e engenheiro de alimentos, Marcos Bisinella, que apresentou os diversos cortes existentes a partir da carcaça suína, bem como o aproveitamento integral de todas as partes do suíno.

A proprietária do Restaurante Libertastes, Carmem Tereza, contou que; “Fiquei muito feliz em participar desta Confraria, Já trabalhamos com a proteína no nosso cardápio, afinal a carne de porco é uma grande representante da cozinha mineira e nada melhor do que aprender novos cortes e novas maneiras de fazer, o Marcos trouxe novas possibilidades para a nossa equipe”; afirmou a proprietária.

No segundo momento do evento foi realizada uma Aula show com o chef de cozinha Fagner Rodrigues, também especializado na proteína, que apresentou um cardápio saboroso, de fácil execução e que demonstrou as vantagens financeiras do uso da proteína.

Receitas deliciosas e práticas como: pastel de pernil com molho de mostarda e mel, croquete de paleta com barbecue de cerveja escura e o tradicional torresmo de barriga com emulsão cítrica trouxeram novas perspectivas aos chefs e proprietários. No total foram apresentadas seis receitas que possibilitaram uma explosão de sabor e criatividade aos participantes do evento.

O proprietário do Bistrô Mano a Mano, Paulo Rosa, localizado em Tiradentes contou que: “no meu restaurante já trabalho a carne de porco no cardápio, atualmente temos opção de quatro pratos com a proteína. Temos uma boa saída com o Carpaccio de Picanha de porco. Mas os pratos apresentados pelo Chef Fagner juntamente com a aula de cortes nos trouxeram novas ideias para o próximo cardápio”; afirmou Rosa.

Paulo contou que a carne suína é um grande sucesso em seu restaurante, e exemplificou que durante sua participação no Festival o prato escolhido terá como estrela a carne de porco: um Risoto Mineiro composto por lombo de porco com abacaxi grelhado e queijo minas. Ele também contou que em seu cardápio há ainda uma sobremesa extremamente procurada e bem aceita pelos visitantes: um Sorvete de Porco, feito a base de lombo suíno defumado, processado com ervas e creme de leite com um toque de açúcar mascavo. Servido com uma casquinha crocante e uma bola de sorvete de creme. Quem não gostaria de provar um delicioso prato como esse?!?!

Esta edição da Confraria do Porco foi realizada em conjunto com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL Minas Gerais), Adeel Alimentos, Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET), Associação dos Suinocultores do Centro Oeste Mineiro (ASSUICOM), Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas Ltda (COGRAN) Cooperativa Dos Produtores Rurais Do Oeste De Minas Ltda (COOPEROESTE) e Restaurante Padre Toledo.