Nesta sexta-feira (17), foi empossada a nova diretoria do Fundo de Defesa Sanitária do Estado de Minas Gerais (FUNDESA), em uma reunião presencial na sede da instituição da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). A nova gestão é composta por: Presidente: Antônio Pitangui de Salvo (FAEMG); Vice-Presidente: Guilherme Silva Costa Abrantes (Sindicato da Indústria de laticínios do Estado de Minas Geris – SILEMG); Diretor Secretário: João Carlos Bretas (Associação dos Suinocultores Estado de Minas Gerais – ASEMG); Suplente: Fernando Araújo (ASEMG); Diretor Financeiro: Antônio Carlos Vasconcelos Costa (Associação Avicultores de Minas Gerais – AVIMIG).
“O FUNDESA é primordial para que tenhamos tranquilidade no que tange à área sanitária de nossa atividade. Fazer com que ele funcione efetivamente é um desafio grandioso que será enfrentado com muita energia e pro atividade por essa nova diretoria” contou João Carlos Bretas Leite, presidente da ASEMG e diretor do FUNDESA.
Assumem o Conselho Fiscal: efetivos: Aulus Sávio Correa Assumpção (AVIMIG); Robson de Paula Valle (SILEMG) e Silas José Canedo Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG). Suplentes: Isabela Chenna Pérez – Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG); Luiz Alberto Grigoletto (ASEMG) e Alfredo Cardoso Pena – Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados de Minas Gerais (SINDUSCARNE).
“A cadeia suinícola precisa de segurança em relação a sanidade, o produtor tem trabalhado fortemente para manter suas granjas seguras e o funcionamento do FUNDESA é parte integrante deste processo. É certo que os novos membros da diretoria do fundo trabalharão para que o mesmo se torne efetivo e ainda maior, o que beneficiará a todos” comentou Fernando Araújo, diretor da ASEMG e diretor suplente do FUNDESA.
O FUNDESA:
O Fundo de Defesa Sanitária do Estado de Minas Gerais, entidade privada tem por fim atuar especialmente em ações de prevenção e erradicação de doenças animais sob controle oficial sanitário, permitindo o combate eficaz de zoonoses, como tuberculose e brucelose, o que favorece e consolida a conquista de mercados.
O Fundesa-MG é formado pelas seguintes entidades:
- AFRIG – Associação de Frigoríficos de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal,
- ASEMG – Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais e
- AVIMIG – Associação dos Avicultores de Minas Gerais,
- FAEMG – Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais.
- OCEMG – Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais,
- SILEMG – Sindicato da Indústria de Laticínios do Estado de Minas Gerais,
- SINDUSCARNE – Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Carne e Derivados e do Frio de Minas Gerais
Por Ana Clara Parreiras