fbpx

FESTIVAL GASTRONÔMICO LEVOU O SABOR DA CARNE SUÍNA E ARTE URBANA PARA MAIS DE 300 MIL PESSOAS


Pelo terceiro ano consecutivo aconteceu em Belo Horizonte o Circuito Aproxima, o evento é nacionalmente conhecido pela pluralidade dos ingredientes e da alta qualidade dos estabelecimentos participantes. Um dos objetivos do circuito, conta o seu organizador, Eduardo Maya, é estimular não apenas a criação de receitas diferentes de carne suína, mas o uso de cortes menos usuais do animal. “Procuramos associações de criadores de suínos e frigoríficos para mostrarem cortes diferentes. O porco tem praticamente todos os cortes que o boi tem. É preciso aproveitá-lo melhor, e Minas pode ser vanguarda nisso. Não temos de vender pernil, mas chã de fora, chã de dentro, filé mignon. Estamos começando esta história”, afirma ele.
Para o setor suinícola mineiro, a escolha da carne como ingrediente principal foi uma vitória. “O Circuito Aproxima é um festival conhecido e esperado pelos mineiros, assim fazer com que a nossa proteína fosse a estrela do evento foi motivo de muita alegria para todos nós. Conseguimos chamar a atenção de um público formador de opinião para a diversidade de cortes suínos existentes e mostrar que além de saborosa e tradicional, ela pode ser bastante gourmetizada. Outro ponto interessante para a cadeia suinícola mineira, foi o incrementando do consumo  da carne na praça de Belo Horizonte. Isso se deu através do festival e de toda a mídia geradora de matérias destacando a nossa proteína em jornais impressos, rádios, tv’s. Assim todos ganham : o produtor com o estímulo à demanda; as indústrias fornecedoras dos cortes ao festival que tiveram publicidade vasta, com seu nome veiculado ao lado de cada prato nos cerca de 40 mil guias divulgados durante evento; e principalmente o consumidor final, por poder conhecer a diversidade de cortes, usos e sabores que somente a carne de melhor custo/benefício atual poderá lhe proporcionar” comentou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da ASEMG.
Dentre os pratos participantes do Circuito Aproxima Carne Suína existem diferentes modalidades como entradas, pizzas, sanduiches, tira gostos, pratos principais e até sobremesas que demonstram a diversidade que a proteína é capaz de oferecer aos seus consumidores. Os pratos são assinados por grandes nomes da gastronomia mineira e levaram aos consumidores cores, sabores, texturas e aromas tornando a participação no festival uma experiência inesquecível. Alexander Luchesi, proprietário da sorveteria Lullo, participante do festival, conta que já havia tentado fazer um sorvete só de bacon, mas ficou com sabor intenso demais. Não desistiu, conta: “Com chocolate ao leite, o bacon aparece demais e com chocolates de concentração de cacau mais alta, ele some. Acertamos com o chocolate 50% de cacau, no qual o sabor aparece mais no final. Delicioso!”.
Para o presidente da ASEMG, Dr. Antônio Ferraz, a união de entidades mineiras ligadas ao setor também foi uma conquista. “ASEMG, AFRIG, SINDUSCARNE, Frigorífico SAUDALI e ASSUVAP se uniram para tornar possível a realização do festival e esta relação entre as entidades mostra que a mobilização de institutos parceiros, como os nossos, só tem a agregar ao setor. Além de promovermos a carne suína, as logomarcas das entidades patrocinadoras estão grafadas em todo o material gráfico relativo ao evento. Logo, esta vem sendo uma oportunidade de aumentarmos o consumo e de mostrarmos ao nosso público consumidor o interesse de nossas entidades em proporcionar aos mesmos gastronomia de alta performance” comentou o presidente.
Arte Urbana
Além dos pratos elaborados por grandes chefs e oferecidos em renomados estabelecimentos, o Circuito Aproxima também brindou a população belo horizontina com arte e sustentabilidade. Foram dispostos em diferentes pontos da capital mineira obras de arte em formatos de suínos. As estatuetas contaram com intervenções artísticas de importantes nomes da cena mineira, e através de cores, arte e cultura buscou-se aproximar o grande público da causa suinícola. “A princípio seria um festival gastronômico de 20 dias, não apenas um festival qualquer, mas o maior da capital mineira para aumentar a escolha por carne suína. Ainda assim, o sonho cresceu e tomou ares de arte urbana com a exposição das estatuetas estilizadas de animais em pontos turísticos de BH” comentou Patrícia Morari, presidente da ASSUVAP.
Os suínos têm em torno de 300kg e foram feitos a partir dos rejeitos de minério, inclusive da Barragem do Fundão, que se rompeu em 5 de novembro do ano passado. Esse material foi escolhido para chamar a atenção para o meio ambiente e mostrar formas de aproveitamento dos rejeitos: “O que queremos mostrar é que com o mesmo rejeito que causou tantos problemas podemos fazer muitas coisas belas, se bem planejado, como por exemplo, a arte”, pontuou César Godoi, supervisor de marketing do Frigorífico Saudali. As estatuetas foram estilizados por 10 grandes artistas plásticos mineiros.
Resultados
“O Circuito Aproxima 2016 foi uma deliciosa surpresa. Esperávamos por bons resultados, mas conseguimos números maravilhosos. Todos os 42 estabelecimentos se mostraram bastante satisfeitos com o evento e ao apurarmos os números percebemos que cerca de 200 mil pessoas participaram diretamente do festival, ou seja, degustaram uma refeição, um lanche, um salgado contendo carne suína. Se formos contabilizar as menções às estatuetas em formatos de suínos, a cifra sobe para algo maior que 300 mil pessoas . Eu agradeço muito aos nossos amigos da ASEMG, AFRIG, SINDUSCARNE, ASSUVAP e SAUDALI que acreditaram no evento e embarcaram conosco nesta empreitada” disse o chef  Eduardo Maya.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação ASEMG