fbpx

IV SEMANA DA CARNE SUÍNA MINEIRA: VIAGEM POR MINAS

No dia 30 de abril é celebrado a fundação da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), em celebração a esta data a Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decretou o Dia da Carne Suína Mineira na mesma ocasião.

Em comemoração a estas duas oportunidades foi criado a Semana da Carne Suína Mineira que está em sua quarta edição este ano, que tem por objetivo capacitar o produtor e impactar o consumidor final através de ações de comunicação via influenciadores digitais, bem como comemorar a data.

Em 2023, a edição teve como foco Viagem por Minas. O objetivo foi levar o suinocultor e o consumidor final a conhecer a diversidade da carne de porco em todo estado mineiro, afinal, parafraseando Guimarães Rosa “Minas são muitas” e cada região possui suas particularidades.

 

A edição “Semana Nacional da Carne Suína: Viagem por Minas” contou com diferentes ações, confira como foi cada uma:

Os desafios da suinocultura

No dia 25 de abril, a associação fez uma live, em seu canal do YouTube, com o objetivo de discutir sobre os desafios da suinocultura em nosso Estado. Estiveram presentes suinocultores associados à ASEMG, de diferentes regiões:

Região Zona da Mata: presidente João Carlos Bretas Leite;
Região Oeste: Roniê;
Região Centro-Oeste: João Paulo Gabriel;
Região Triângulo: Alberto Grigolleto
Região Central: Jair Cepera;
Região Metropolitana de BH: Mário Lúcio de Assis;
Região Sul: Roberto Coelho.

Em formato de roda de conversa, cada suinocultor teve a oportunidade de comentar quais foram os momentos de maiores dificuldades no ano anterior e quais as expectativas para 2023. A live está disponível no YouTube, clique aqui e assista ao bate-papo completo!

O panorama atual da fiscalização ambiental na suinocultura

Já na quarta-feira, 26 de abril, o encontro com o produtor também foi no YouTube, mas desta vez, com o debate focado no panorama atual da fiscalização ambiental.

Para discutir sobre este importante tema para a cadeia suinícola, estiveram presentes os especialistas: Ana Paula Mello – Assessora de Sustentabilidade do Sistema FAEMG SENAR e Luís Alberto Miranda Pacheco Consultor Ambiental da ASEMG.

Com o chat aberto, foi a oportunidade para todos os produtores sanarem as dúvidas a respeito da fiscalização e diretrizes ambientais obrigatórias. Para quem não assistiu na íntegra, a Instituição disponibilizou no canal do YouTube, clique aqui e confira!

Ação de marketing

Ainda na quarta-feira, no período da noite, a associação realizou uma ação de marketing com o objetivo de dar destaque à carne suína na mídia.

Entre jornalistas e influenciadores digitais, a ação de marketing foi conduzida pelo chef Djalma Victor, que preparou um menu exclusivo para a noite, apresentando as inúmeras possibilidades de pratos com carne de porco.

Toda a ação teve como objetivo impactar o consumidor final demonstrando a versatilidade e sabores da carne suína criando, assim desejo de consumo da nossa proteína através do marketing de influência.

A Semana da Carne Suína Mineira

A semana é composta por diversas ações em prol da suinocultura, que vão desde levar informação ao suinocultor até o marketing de influência ao consumidor final.

Toda a proposta é pensada e realizada com o foco de aumentar o consumo da proteína suína em todo o estado de Minas Gerais.