fbpx
Pesquisar
Close this search box.

MAIS UM PASSO É DADO PARA A CRIAÇÃO DA CENTRAL DE COMPRAS DE GRÃOS EM MINAS GERAIS

Nesta segunda-feira (12) representantes da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), Associação dos Suinicultores do Vale do Piranga (ASSUVAP), Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (COGRAN), Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova (COOSUIPONTE), Clube do Porco, L.Log Gestão Empresarial, Germinare Agro, Associação dos Avicultores de Minas Gerais (AVIMIG) e Secretaria de  Estado de Agricultura Pecuária e  Abastecimento (SEAPA)  estiveram reunidos na sede da ASEMG para discutirem a segunda etapa da criação da central de grãos para os mercados avícola e suinícola de Minas. “Há cerca de um mês nos reunimos em Uberlândia para conversarmos sobre o tema, o mesmo evoluiu o suficiente para que pudéssemos trazer a BH e apresentarmos aos nossos parceiros. O mercado hoje é uma incógnita, por isso precisamos conversar sobre soluções. A demanda da avicultura e suinocultura em Minas é bastante expressiva e precisamos estudar uma forma de atender às necessidades dos produtores de forma econômica e precisa” disse Antônio Ferraz, presidente da ASEMG.
Durante a reunião, representantes da Germinare Corretora e da L.Log Logística mostraram na prática os ganhos que as cadeias terão ao passarem a realizar suas comprar conjuntas, ganhando assim escala. “Acredito que ao oferecermos o serviço profissional de uma consultoria em compra e logística de insumos conseguiremos trazer benefícios inúmeros para as cadeias de suínos e aves de Minas. Poderemos gerenciar melhor os riscos, as garantidas datas, seguro da carga, frete e até mesmo a não volatilidade dos valores” disse Marcio Luziano, representante da L.Log Gestão Empresarial.
Um dos curadores do projeto, Luiz Antônio Vasconcelos, que também é responsável pelo grupo online Clube do Porco, destacou a possibilidade de o atual local de troca de experiências na web se tornar um aplicativo com o objetivo de trabalhar para o crescimento da cadeia, além de se tornar uma plataforma de suporte para o acompanhamento das atividades desenvolvidas pela Central de Compras Mineira.
Para  o suinocultor da região do Vale do Piranga, João Carlos Bretas Leite, a ideia apresentada é interessante. “O suinocultor precisa de ajuda com duas coisas : a montagem da estratégia de compra dos insumos e a efetivação desta aquisição. Penso que precisaremos da expertise de profissionais das áreas de grãos e logística para que possam nos orientar e certamente a compra em volume maior será um negócio interessante para todos” disse.
Os participantes das discussões já se preparam para novas reuniões de aprimoramento das ideias e dos serviços a serem ofertados pela central de compras mineira.