No dia 1° de junho, a Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG) juntamente a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), deu início a décima edição da Semana Nacional da Carne Suína (SNCS).
Estiveram presentes representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),Associação Brasileira de Supermercados (Abras), da Associação Brasileira das Empresas de Genética (ABEGS), de representantes do governo do estado de São Paulo, do jornalista e especialista em agribusiness, José Luiz Tejon, de empresas e lideranças do setor, e das maiores e melhores redes de varejo do país. O evento foi realizado de forma híbrida e foi transmitido ao vivo para todo o Brasil.
Este ano Minas Gerais fará parte ativamente deste enorme projeto, e foi convidado para dar o start no projeto as redes mineiras Super Nosso, Momento Super Nosso e Apoio Mineiro, a fim de ampliar o consumo da proteína no Estado.
O gerente Geral de marketing da redes mineiras participantes, Edmilson Anacleto, comentou a importância da alegria desta parceria “É um sentimento de muita gratidão, estamos com mais de 200 pessoas envolvidas em todo esse processo . Passamos a conhecer esse projeto mais a fundo só agora e não paramos de nos surpreender. Desde a primeira visita, vi oportunidade comercial de venda, pois estamos no estado de maior consumo de carne suína, então temos boas e altas expectativas para a Semana da Carne Suína” afirmou o Edmilson.
Ao longo da década, a campanha impulsionou a venda da proteína suína em todo o Brasil. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) desde 2013 até 2021, a SNCS possibilitou o aumento de 32% no consumo de carne suína no Brasil e este ano promete elevar ainda mais essa marca.
Referência no agronegócio brasileiro, durante o evento de lançamento o Ministro da Agricultura, Marcos Montes, comentou que a SNCS mostra aos consumidores a sanidade da produção brasileira, o valor da proteína suína, suas vantagens e sabor “Nós do Governo Federal damos cada vez mais valor à carne suína, parabéns a todos vocês e sucesso!”
Durante o evento de lançamento, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, agradeceu a presença de todos, e disse estar emocionado pelo dia especial. “Vivemos um momento muito triste para os produtores, mas vamos transformar a dificuldade em oportunidade. Saímos das nossas fazendas para chegar aos consumidores através de vocês, representantes do varejo nacional. Contamos com vocês para trazer tempos melhores para os produtores. A Semana Nacional nasceu de uma crise que enfrentamos em 2012, e hoje decidimos que nós produtores vamos mudar esse quadro, nós produtores vamos fazer a diferença. Tudo o que vemos hoje é a concretização de um sonho, contamos muito com vocês!”, finalizou.
A SNCS estará presente em Minas Gerais em mais de 71 lojas das redes mineiras @supernosso @apoiomineirooficial , @momentosupernosso . Ainda de acordo com dados da ABCS o projeto poderá impactar mais de 145 milhões de brasileiros no período de 1 a 17 de junho.