fbpx

PESTE SUÍNA CLÁSSICA É TEMA DE DEBATE EM MINAS

Entre os dias 14 e 15 deste mês, veterinários, dirigentes e participantes do setor suinícola estiveram reunidos no auditório do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) , em Belo Horizonte para a reunião: Reconhecimento Internacional como Zona Livre de Peste Suína Clássica (PSC). “O Brasil possui atualmente uma zona livre de Peste Suína Clássica (PSC), composta por 15 estados e o Distrito Federal, da qual o Estado de Minas Gerais é parte desde o ano de 2001. Esta zona é considerada livre de PSC por meio de declaração nacional feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em maio de 2013 foram aprovadas modificações no processo de reconhecimento de zonas livres desta enfermidade no Código Sanitário da Organização Mundial de Saúde Animal – OIE e zonas anteriormente declaradas livres pela autoridade sanitária do país deverão ser reconhecidas internacionalmente como livres, pela OIE. Assim sendo foi necessária a realização deste evento, para que pudéssemos trocar experiências e perceber as ações elaboradas por cada um dos estados afim de conseguirmos o reconhecimento. Em Minas, daremos continuidade às discussões entre os dias 11 e 12/11 e todos os participantes da cadeia estão convidados ” comentou Dra. Natércia Caporali Araújo  Carlos, representante do Serviço de Saúde Animal (SSA) do MAPA.
“O processo de reconhecimento pela OIE representa um novo desafio que necessitará do envolvimento e da participação dos setores públicos e privado. O não reconhecimento do Estado de MG como zona livre de PSC pela OIE poderá trazer prejuízos ao trânsito de suínos, seus produtos e material genético para os demais estados da federação, assim como para as exportações de carne suína e de suínos vivos para reprodução,  atividades relevantes no nosso Estado” disse o vice-presidente da ASEMG (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) José Arnaldo Cardoso Penna.
Com o objetivo de progredir com maior rapidez  nos trabalhos para o reconhecimento de Minas como zona livre de Peste Suína Clássica, assim como conscientizar os representantes do setor da importância de tal reconhecimento, o MAPA promoverá entre os dias  11 e 12 de novembro o Seminário Peste Suína Clássica: Contexto Atual de Zonas Livres – Novos Desafios da Suinocultura.
O evento acontecerá na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte/MG. Não há custos ou taxas para participação e não estão sendo feitas inscrições antecipadamente. Dúvidas podem ser esclarecidas através do endereço ssa-mg@agricultura.gov.br ou pelo telefone 031 3250-0420.
Confira a programação oficial do evento:

Fonte: Assessoria de Comunicação Asemg