PNDS OFERECE CAPACITAÇÃO AOS PRODUTORES DO CENTRO-OESTE

Com o objetivo de fortalecer o setor suínicola na região Centro-Oeste de Minas tornando-o  ainda mais dinâmico, competitivo e rentável , o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS),  que acontece na região por uma soma de esforços da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Associação dos  Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), Cooperativa dos Granjeiros do Oeste de Minas (Cogran), Cooperativa dos Produtores Rurais do Oeste de Minas (Cooperoeste), Cooperativa dos Suinocultores Paraminenses (Cosuipam), ABC Supermercados, Adeel Alimentos, Arapé Agroindústria e Sebrae Minas, oferece aos produtores a oportunidade de capacitação para a melhoria de seu negócio através de um dos mais conceituados programas do Sebrae, o Qualidade Total Rural (QT Rural).
O programa possibilita aos proprietários rurais a auto implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com o uso de ferramentas para a melhoria dos seus processos, possibilitando melhoria na gestão do seu negócio e demonstra grande eficiência nas granjas onde já  foi implantado. “Através do ‘QT Rural’ conseguimos desenvolver nos colaboradores mais comprometimento ao executar suas funções. Identificamos os pontos críticos da granja e implantarmos os 5 S, o que nos deixou mais eficientes. O QT Rural deixa bem claro que o objetivo principal é colaborar através da sua orientação para que tanto o empresário como os colaboradores possam trabalhar de maneira mais eficiente, conseguindo com isso melhores resultados” explica João Carlos Bretas Leite, da Fazenda Água Limpa, região de Ponte Nova, ex -participante do programa.
Público Alvo
Proprietários e Gerentes de granjas. Sendo duas pessoas por granja participante, indica-se que o proprietário e o gerente do empreendimento estejam diretamente envolvidos no programa.
Instrutor
O Programa de Qualidade Total Rural conta com a instrutória do consultor do Sebrae/MG Leonardo Leite (Dr. em Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG – )
Periodicidade
Ocorrerão 8 encontros coletivos e teóricos, de oito horas, no auditório do Sindicato Rural de Pará de Minas e 8 consultorias práticas e individuais nas granjas participantes.
Durante a reunião teórica deverão participar: o proprietário e o gerente da sua granja. Após cada encontro coletivo, haverá um encontro prático de um dia em cada uma das granjas participantes do programa, com o envolvimento efetivo do gerente da granja.
Duração
O desenvolvimento do QT Rural dura aproximadamente um ano, devido às paradas referentes aos meses de férias.
Módulos

  • D´Olho na Qualidade Rural: que explica a importância do conhecimento e implementação das normas de 5S para melhor organização e desempenho do negócio;
  • A Conquista da Qualidade: que trata da conquista de melhores processos, através do aprendizado e sedimenta as ações que devem ser realizadas na granja;
  • Melhorias de Processos: que garante implementação de novos processos
  • Compromisso com o Futuro, módulo final que trata das metas e compromissos a serem seguidos após o fim do programa.

O QT, de forma sistêmica fará com que  o produtor passe a conhecer os conceitos e implante os princípios da qualidade no dia a dia das empresas rurais, visando à redução dos custos, ao aumento da produtividade, à elevação do nível de renda e a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.
Investimento
O investimento total para os dois participantes por granja é de R$ 3.000,00  que poderá ser pago diretamente ao Sebrae através das seguintes formas: à vista; entrada + até 8 vezes; sem entrada + até 10 vezes.
Inscrições
O produtor interessado em participar do Programa de Qualidade Total Rural Sebrae deve procurar sua cooperativa local e realizar sua inscrição. Em seguida será feito um diagnóstico de sua granja. Após o diagnóstico de todas as 15 granjas participantes,  a ser realizado em maio, será enviado pelo instrutor o cronograma total do curso.
Fonte: Assessoria de Comunicação