fbpx

PROJETO ‘CONFRARIA DO PORCO’ CHEGA EM PATOS DE MINAS

A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (ASEMG), em parceria com a Associação dos Suinocultores do Triângulo e Alto Paranaíba (ASTAP) e Suinco, promoveu mais uma edição da Confraria do Porco, desta vez, em Patos de Minas – MG.

O projeto tem como objetivo a capacitação de chefs, cozinheiros e donos de bares e restaurantes a respeito da versatilidade, competitividade comercial e sabor da proteína suína.

Com a participação de representantes de estabelecimentos, o evento focou nas vantagens em relação ao sabor e incrementos financeiros do uso da proteína. O que os levará ao aumento da lucratividade dos restaurantes e maior diversidade e valorização dos pratos ofertados ao público em geral.

Para Elis Regina, representante do Consórcio Central Grupo Cooperativo (CCGC), foi muito importante participar do encontro: “Eu falo em nome da nossa Cooperativa, e posso afirmar que foi muito gratificante participar deste evento. Foi uma ótima oportunidade de troca de informações, pudemos aprender e experimentar quebra de expressões que escutamos muito, como “carne de porco tem que ser muito bem passada”, hoje aprendemos sobre a diversidade da proteína”, disse Elis.

O evento foi divido em dois momentos

Com a finalidade de deixar o encontro mais rico e próximo da realidades dos restaurantes, inicialmente foi realizado o Curso de Cortes Suínos, com o especialista em carne suína Marcos Bisinella, engenheiro de alimentos e especialista em cortes suínos, onde os

 participantes do evento puderam conhecer os diversos cortes existentes, a partir da carcaça suína bem com o aproveitamento integral de todas as partes do suíno.

No segundo momento, os convidados foram capacitados pelo chef executivo do restaurante Querida Jacinta e restaurante Escola Faculdade Arnaldo, além de CEO do Culinária de 2, Fagner Rodrigues, sobre o tema: “Porque a carne de porco faz bem para o seu negócio?”.

Neste momento os representantes puderam entender a vantagem financeira e competitiva que o uso da carne suína pode trazer para o seus negócios e também conheceram “Inspirações para o cardápio”. O chef deu dicas de preparo, construção de sabor bemcomo incentivou os participantes da Confraria do Porco a criarem pratos, criativos, cheios de sabor e que sejam atrativos aos seus clientes.