fbpx

SAIBA A TENDÊNCIA DO MERCADO SUINÍCOLA PARA 2024

Diferente do registrado em janeiro de 2024, os preços da carne de porco registraram alta na comparação com as cotações do frango e carne bovina no atacado da Grande São Paulo na primeira quinzena de fevereiro. O valor do suíno vivo em SP fechou em R$ 6,79, o que representa variação de 10,77% no período.

O indicador do Cepea para a carcaça suína especial registrou preço médio de R$ 9,97 por quilo nesta quinta-feira (15), alta de 11,40% desde o início de fevereiro.

O cenário faz o alimento perder competitividade em relação às outras duas proteínas, que tiveram recuos nas cotações no período.

A valorização da carne suína se deve à oferta interna ligeiramente menor e à procura aquecida em fevereiro, segundo levantamento divulgado nesta sexta-feira (16) pelo do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) do campus da USP em Piracicaba (SP).

Esse movimento de alta nos preços da carne suína deve ser breve, conforme observam os agentes consultados pelo Centro de Pesquisas, que já observam diminuição no ritmo das vendas, contexto que pode pressionar as cotações nos próximos dias.

Em Minas Gerais

Os preços do suíno vivo e da carne do animal caíram em janeiro de 2024. As quedas foram resultado do baixo ritmo de exportação da proteína e da demanda interna enfraquecida.

Em Minas Gerais, a cotação do animal ficou em $ 6,87, porém com tendência de aumento para fevereiro, como conta o consultor de Mercado da ASEMG, Alvimar Jalles, “O mercado esteve mais aquecido com o início do mês alinhado às compras para o Carnaval. Terminada a semana de festas, já houve acomodação dos preços do suíno vivo que, automaticamente repassados pela intensa concorrência no setor de atacado e varejo das carnes, certamente vão melhorar a competitividade da carne suína no restante do mês de fevereiro”.

 

 

Fonte: www.noticiamax.com.br