SUINOCULTOR NÉLIO LEOPOLDO SOARES É AGRACIADO COM MEDALHA MÉRITO RURAL 2016

Agraciados após o recebimento da honraria

Comemorando os 65 anos de fundação da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) foram homenageadas 20 pessoas e instituições, que prestaram relevantes trabalhos ao meio rural. A data, em que se celebra também o Dia do Produtor Rural Mineiro, foi oportunidade para o reconhecimento e valorização de personagens que representam o sucesso do setor.
Uma das personalidades agraciadas com a medalha Mérito Rural 2016 foi o suinocultor Nélio Leopoldo Soares, homem dedicado ao agronegócio,  grande incentivador da criação e desenvolvimento de um dos maiores polos de suinocultura em Minas Gerais, o Vale do Piranga. Sr. Nélio é também um homem empreendedor e junto a outros grandes homens foi um dos fundadores do frigorífico Saudali. “Ao saber sobre a honraria me senti extremamente envaidecido e honrado. Foi muito gratificante saber que o trabalho que desenvolvi durante grande parte da minha vida, mereceu tão importante reconhecimento. Fiquei feliz, também, por representar a classe dos suinocultores nesta importante premiação. É motivo de muito orgulho e satisfação estar entre os dez produtores mineiros agraciados pois trata-se de uma iniciativa das mais relevantes, pois muito ajuda a divulgar a importância  econômica e social do agronegócio no nosso estado e país” contou Sr. Nélio Leopoldo Soares
Sr. Nélio e familiares em noite de premiação

Para José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da ASEMG (Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais) a homenagem foi mais que justa. “Estamos falando de um homem à frente do seu tempo, de grande visão empreendedora e que com suas atitudes e grande esforço ajudou a transformar uma região do Estado em uma potência suinícola” disse Penna.
O presidente do Sistema FAEMG, Roberto Simões, lembrou a importância econômica e social do agronegócio: “Mesmo em momento de crise, continuamos em trajetória positiva, confirmando a vocação nacional e, sobretudo, mineira, para a agropecuária. E hoje é o dia de valorizarmos estes homens e mulheres tão competentes, heróis quase anônimos, que fazem tudo isso acontecer com trabalho árduo, com inovação e grande senso ético. O setor hoje contribui com cerca de 42% do PIB do Estado, e representa 14% do PIB agropecuário do Brasil. Mais do que isso, tem cumprido sua missão de prover alimentos com alta qualidade e em quantidade suficientes para abastecer nossa população a preços acessíveis e com folga para a exportação, que correspondem hoje a um terço de todas as remessas internacionais do Brasil”.
A presidente da ASSUVAP, Patrícia Morari, também homenageou o suinocultor

Cerca de 600 pessoas compareceram à solenidade de entrega da 9ª Medalha do Mérito Rural Sistema FAEMG.
Fonte: Assessoria de Comunicação ASEMG