No dia 22 de setembro cerca de 100 os suinocultores mineiros estiveram reunidos na seda da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) para atualizaram seus conhecimentos através da palestra “A Suinocultura Moderna e o Meio Ambiente” ministrada pelo diretor técnico da Planosui Serviços Ambientais, professor de pós graduação, especialista em tratamento de efluentes líquidos e perito ambiental, Flúvio Eleodoro Marcos. “Nosso objetivo é propor formas viáveis de utilização de dejetos suínos, sistemas de tratamento, reutilização e reaproveitamento, visando a adequação ambiental e o atendimento legal, trazendo para as unidades tecnologia atualizada, comprovada e que atenda às expectativas em custo x benefício” disse o palestrante.
Desenvolvimento e estudo de melhorais em sistemas de biodigestão, compostagens e sistemas completos de tratamento de águas residuais foram demonstrados aos presentes. “Uma das mais importantes atividades pecuárias, que vem sofrendo modificações, ajustando-se a demanda mundial de industrialização, logística e comércio. Conseqüentemente, este modelo de produção é o responsável pelo surgimento de problemas ambientais relacionados à alta geração de dejetos animais, por isso precisamos encontrar formas de adequação que caibam no bolso do produtor, daí a importância de palestras como esta” comentou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da Asemg.
Para o diretor de meio ambiente da Asemg, Manoel Teixeira Lopes, o tema é delicado e exige reflexão. “ O suinocultor precisa se conscientizar em relação ao meio ambiente e fazer de sua granja um exemplo de sustentabilidade. Por esse motivo promovemos estas palestras que conseguem informar a respeito de novas tecnologias e formas que podem influenciar positivamente na melhoria do seu negócio”.
Segundo João Bosco Martins de Abreu a questão da sustentabilidade e das novas tecnologias fazem parte do cotidiano da nova suinocultura. “Apesar da dificuldade econômica do país e principalmente da atividade, a suinocultura moderna troca experiências, faz adequações para atendimento legal e preocupa-se com meio ambiente”
Finalizando o dia de negócios, os produtores degustaram um rodízio de cortes suínos preparado pelo mestre churrasqueiro Daniel Furtado.
Fonte: ABC Comunicação