ASEMG E UFMG apresentarão um verdadeiro raio x da atividade.
A Associação dos Suinocultores do Estado de Minas (ASEMG), em parceria com a Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (EV-UFMG), apresentam o Censo da Suinocultura em Minas Gerais, com o objetivo de possibilitar uma melhor compreensão da cadeia produtiva de suínos a partir de um retrato anual do setor produtivo.
O projeto estará disponível no site da ASEMG a partir do dia 26 de novembro, logo após a live de lançamento que acontecerá através do Canal do Youtube da entidade.
De acordo com a Gerente Executiva da associação, Bianca Costa , o objetivo do censo é fornecer subsídios para políticas públicas, fomentar o crescimento sustentável do setor e aprimorar a competitividade dos produtores mineiros no mercado nacional e internacional. “Nós da ASEMG entendemos que a tomada de decisão a partir de dados confiáveis é o único caminho possível para o desenvolvimento do setor, desta forma empregamos grandes esforços para que o censo, de fato, fosse entregue à cadeia produtiva de suínos e à sociedade como um todo”explicou.
Os últimos dados oficiais publicados em Minas Gerais a respeito da cadeia suinícola foram no ano de 2016, e a falta de informação sempre foi um fator de extrema preocupação da entidade representativa dos suinocultores, uma vez que, sem entender o tamanho e a dinâmica de produção, se torna praticamente impossível propor políticas públicas e ações diretas que de fato seja positivas para todos os integrantes do setor.
Frente a este cenário, a ASEMG e a EV-UFMG iniciaram um longo processo de busca dos dados, seguido de sua análise exploratória e a criação de um ambiente interativo, de livre acesso, fácil navegação e atrativo para disponibilizar os dados que retratam o cenário atual da suinocultura mineira, aos nossos produtores e a toda a comunidade que desejar acessar os dados.
RESULTADOS ESPERADOS
A entrega do Censo permitirá que as entidades de classe, cooperativas, área comercial, pesquisa e suinocultores consigam entender a cadeia onde estão inseridas e possam trabalhar de forma assertiva seus planejamentos e ações, contribuindo para a expansão a afirmação do setor como um dos mais importantes no estado de Minas Gerais.
FONTE DE DADOS E SIGILO
A base de dados utilizada na criação do Censo é o Cadastro de Produtores junto ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), órgão público estadual responsável pela execução das políticas de defesa sanitária animal e vegetal em Minas Gerais. O cadastro do produtor, e do estabelecimento rural com criação de animais, é um ato obrigatório com atualização anual, gerido pela Portaria IMA Nº 2227 DE 29/04/2023. Da mesma forma, o Guia de Trânsito Animal (GTA), documento oficial que registra o movimento suínos, e demais espécies de interesse produtivo. Os dados foram tratados de forma anônima e agregada, não sendo possível a identificação individual de produtores, sendo resguardado o total sigilo das informações do Censo, em consonância à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
Serviço:
MAPEAMENTO DA SUINOCULTURA MINEIRA SERÁ LANÇADO NO PRÓXIMO DIA 26(TERÇA-FEIRA) Data: 26 de novembro de 2024 Local: Canal do Youtube ASEMG Realização: ASEMG e UFMG. |